23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Atualizada em 19/09/2024 18:14

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou nesta quinta-feira (19) a volta da adoção do horário de verão no país. No entanto, o governo federal ainda irá avaliar o cenário, antes de optar pela medida.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, uma decisão deve ser tomada nos próximos dez dias. Se for adotada, a medida valeria ainda para 2024, não necessariamente em todo o verão.

Alexandre Silveira disse que, apesar da indicação da ONS, não há risco energético em 2024 graças ao planejamento adotado. Por isso, a adoção do horário de verão ainda será melhor avaliada.

No entanto, o ministro destacou que é preciso pensar a longo prazo, com o olhar em 2025 e 2026.

Silveira apontou o horário de verão como uma medida que contribui para a sustentabilidade energética e citou o Canadá como exemplo de outro país que adota o mecanismo.

Instituído em 1931 no Brasil, o horário de verão funcionou continuamente de 1985 até 2019, quando o governo passado decidiu revogá-lo, em abril de 2019, alegando pouca efetividade na economia energética.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Previdência Social atualiza valores de benefícios do INSS

Jamile Romano

Copa do Brasil: Flamengo segura empate com Corinthians e chega à final

Jamile Romano

Operação Ano Novo: PRF aponta queda de acidentes e mortes nas rodovias

Marcio Nunes

PGR se mobiliza para investigar emendas em sintonia com agenda do governo e STF

Raimundo Souza

Lei Maria da Penha avança, mas não coíbe alta de crimes contra mulher

Marcio Nunes

Lula aguarda sucessão no Congresso para iniciar reforma ministerial

Raimundo Souza