23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estado promove ciclo de palestras sobre a cadeia produtiva do mel

Publicado em 05/09/2024

Fortalecendo as cadeias produtivas no estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), promoveu nesta quarta-feira, 4, mais um ciclo de palestras sobre a cadeia produtiva do mel. O evento foi realizado no Espaço Fazendinha, no Parque de Exposições Wildy Viana.

Com a presença de técnicos dos órgãos estaduais, produtores rurais, apicultores, meliponicultores, o ciclo visou promover a troca de experiência e expandir as visões dos produtores quanto à produção e comercialização dos produtos e subprodutos derivados do mel.

O evento foi dividido em parte teórica e prática, possibilitando uma melhor compreensão do tema abordado. Foto: cedida

Durante o evento, foi contada a história da trajetória da cadeia produtiva do mel no estado e do desenvolvimento significativo ao longo dos anos, com iniciativas que visaram tanto a sustentabilidade quanto o fortalecimento econômico das comunidades locais.

Ao longo dos 12 anos de implementação e fortalecimento da meliponicultura e apicultura no território acreano, o governo, por meio dos órgãos estaduais, tem promovido a formação de apicultores e a distribuição de equipamentos necessários para a produção de mel.

A responsável pelo Núcleo do Mel na Seagri, Zandra Pilar Vela Navarro, destacou a importância das palestras para os criadores de abelhas e produtores de mel, para o aprofundamento dos conhecimentos e da prática apícola.

“O evento ofereceu um espaço de aprendizagem e também fortaleceu a conexão entre os apicultores e meliponicultores. […] As discussões foram fundamentais para que possamos aumentar a qualidade da nossa prática e, assim, garantir a viabilidade econômica das atividades que estamos realizando dentro da cadeia produtiva do mel”, disse Zandra.

O produtor Clodoaldo Brandão, da Associação Floresta com Abelhas, ressaltou a importância da preservação ambiental para a cadeia produtiva: “A gente precisa continuar defendendo o meio ambiente, evitando as queimadas, plantando árvores e sempre dialogando e olhando o que é bom para todos, fortalecendo os criadores de abelhas e a cadeia produtiva”.

A convite da Seagri, Laurielson Alencar, especialista em gestão ambiental e professor do Colégio Técnico de Floriano, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), relembrou do intercâmbio dos apicultores do Acre e destacou a importância dessa troca de experiências para os produtores e técnicos.

“É muito bom estar aqui no Acre, conhecendo os apicultores e meliponicultores. Um grupo de técnicos da Secretaria de Agricultura e da Emater, apicultores e meliponicultores foram conhecer toda a cadeia apícola e nossas dificuldades. Recebi esse convite para estar aqui na Expoacre, para falar para os demais que não tiveram a oportunidade de visitar o estado e explicar a nossa estrutura, e como é a cadeia apícola no Piauí. É um momento muito rico”, destacou o especialista.

A atividade prática foi ministrada pelo biólogo Fernando Quenzer (de chapéu verde musgo). Foto: cedida

Após o ciclo de palestras, os participantes foram convidados a participar de uma aula prática no meliponário Amor Agarradinho, localizado no bairro Belo Jardim III, no Segundo Distrito de Rio Branco, proporcionando para além do aprendizado teórico, as habilidades práticas e uma maior conscientização sobre a importância das abelhas e da apicultura para a preservação ambiental e geração de rendas dos produtores.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ieptec lança oficina de tortas geladas em Rio Branco

Marcio Nunes

Especializado em pé torto congênito, ambulatório da Fundhacre já tratou 228 crianças em 2024

Marcio Nunes

PCAC integra operação no Juruá e realiza prisão de brasileiros e peruano, com apreensão de 30 quilos de entorpecentes, munições e arma de fogo

Jamile Romano

Prefeito Tião Bocalom Garante a Festa do “Natal de Vida, Esperança e Dignidade” após Adiamento por Chuva

Raimundo Souza

Fundhacre oferta alimentação balanceada a pacientes e acompanhantes

Raimundo Souza

Acre se integra ao Banco Nacional de Perfis Genéticos para fortalecer Segurança Pública

Jamile Romano