25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 9 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil do Acre e Aleac lançam campanha de arrecadação para o projeto “Closet Solidário” que visa apoiar mulheres e crianças vítimas de violência

Atualizada em 27/08/2024 16:33

Pensando em melhorar o atendimento e acolhimento de mulheres e crianças vítimas de violência, a Polícia Civil do Acre (PCAC) e a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) estão em fase final de planejamento para arrecadar utensílios que atendam ao projeto “Closet Solidário” da instituição.

Nesta segunda-feira, 26, as Delegadas de Polícia Civil Juliana de Angelis, Coordenadora das Salas Bem-Me-Quer e neste ato representando o Delegado-Geral, a coordenadora Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Elenice Frez, e a coordenadora da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DECAV), Carla Fabíola Coutinho, foram informadas oficialmente sobre o início da campanha de arrecadação de roupas, materiais de higiene pessoal, livros infantis e brinquedos, em uma ação promovida pelo deputado estadual Luiz Gonzaga, presidente da ALEAC.

A iniciativa tem como objetivo criar um espaço nas delegacias especializadas, como a DEAM e a DECAV para oferecer vestuário e itens de necessidade básica para as vítimas. Foto: Assessoria/ PCAC.

“A proposta do ‘Closet Solidário’ é uma maneira de minimizar os impactos da violência sofrida por essas mulheres e crianças. Muitas vezes, elas chegam às delegacias em situação de extrema vulnerabilidade, feridas ou sujas de lama e sangue. Queremos proporcionar a elas um pouco mais de dignidade, oferecendo a oportunidade de tomar um banho e escolher roupas, sapatos e brinquedos, para que possam sair daqui melhores do que chegaram.” explicou a Delegada e Coordenadora do Projeto Bem-Me-Quer, Juliana de Angelis.

A delegada titular da DEAM, Elenice Frez, destacou que a ideia do “Closet Solidário” foi concebida em 2020, visando oferecer um cuidado diferenciado às mulheres que buscam as delegacias para registrar ocorrências. “Queremos garantir que essas mulheres tenham acesso a itens que ajudem a aliviar o trauma que estão enfrentando, ajudando-as a se recompor antes de receberem o atendimento necessário”, afirmou Frez.

O deputado Luiz Gonzaga, que está à frente da campanha de arrecadação, expressou seu apoio ao projeto. “A Assembleia Legislativa está sempre pronta para apoiar a comunidade, especialmente em casos que envolvem vítimas de violência contra a mulher, criança e adolescente. Estamos confiantes de que a população acreana irá se mobilizar para contribuir com essa causa tão importante”, disse o deputado.

As delegadas Carla Fabíola, Elenice Frez e Juliana De Angelis discutem detalhes do projeto “Closet Solidário”. Foto: assessoria/ PCAC.

O lançamento oficial da campanha de arrecadação está previsto para esta data e se estenderá até 30 de setembro, podendo a população contribuir com roupas, sapatos, itens de higiene pessoal, livros infantis e brinquedos. As doações serão recebidas na ALEAC e na sede da Polícia Civil do Acre, proporcionando um suporte essencial para as mulheres e crianças atendidas pela DEAM e DECAV.

PC/AC

Artigos Relacionados

PF deflagra operação contra armazenamento de conteúdo pornográfico infantojuvenil em Rio Branco

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre apresenta balanço da Operação Hagnos no combate à violência contra crianças e adolescentes

Jamile Romano

Jovem é morto a golpes de canivete após desentendimento em clube de campo sintético no interior do Acre

Jamile Romano

Polícia Militar prende indivíduos por organização criminosa em Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre reforça estrutura no Alto Acre com novos veículos e apresenta projeto para nova delegacia

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre prende estelionatário em Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza