28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

STJ autoriza aborto legal que foi negado a adolescente de 13 anos

Atualizada em 25/07/2024 16:25

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou uma adolescente de 13 anos a passar pelo procedimento de aborto legal. A medida foi tomada após duas magistradas do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) negarem a interrupção da gravidez para a jovem, que foi estuprada por um homem de 24 anos. 

A decisão, que está em segredo de Justiça, foi proferida nesta quarta-feira (24) pela ministra Maria Thereza de Assis Moura após a Defensoria Pública de Goiás entrar com um habeas corpus no tribunal.

Pela legislação penal, a interrupção da gestação é permitida nos casos de gravidez fruto de estupro e só pode ser realizada por médicos com o consentimento da vítima.

Antes de chegar ao STJ, o caso ganhou repercussão após divulgação de matéria jornalística divulgada pelo site Intercept Brasil.

De acordo com a publicação, o aborto legal foi negado por um hospital de Goiás e em duas decisões judiciais proferidas pela juíza Maria do Socorro de Sousa Afonso e Silva e a desembargadora Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade.  A reportagem também informou que a vítima está na 28ª semana de gestação de gestação e tenta interromper a gravidez desde a 18ª semana.

Diante da situação, o corregedor-nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, pediu explicações para as duas magistradas. Segundo o corregedor, o caso, se comprovado, aponta para prática de falta funcional com repercussão disciplinar.

Após a decisão do corregedor, procurado pela Agência Brasil, o Tribunal de Justiça de Goiás declarou que não vai se manifestar sobre o caso porque as decisões envolvendo a menor estão em segredo de Justiça. Sobre a intimação das magistradas, o tribunal informou que “todas as providências determinadas pelo CNJ são cumpridas imediatamente

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Quantidade de maconha vai diferenciar uso pessoal e tráfico

Jamile Romano

Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda

Jamile Romano

Sobe para 12 total de mortos após queda de ponte

Raimundo Souza

Pantanal acumula em 12 meses mais de 9 mil focos de incêndio

Marcio Nunes

Micro e pequenas empresas são as maiores empregadoras do país

Marcio Nunes

Comissão de Ética apura duas novas acusações de assédio contra Silvio Almeida

Jamile Romano