24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Esportes

Educação realiza fase municipal do taekwondo dos jogos estudantis

A coordenação de desporto escolar da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na tarde de sábado, dia 8, no Ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc), a etapa municipal de taekwondo dos jogos estudantis. Da fase municipal, os atletas se classificam para a fase estadual da competição.

No total, participaram das seletivas municipais 36 atletas de diversas escolas de Rio Branco e divididos nas categorias sub-14 masculino, sub-14 feminino, sub-17 masculino e sub-17 feminino.

Ao todo, 36 atletas participaram da fase municipal de taekwondo em Rio Branco.
Foto: Mardilson Gomes/SEE

Entre as escolas que disputam a fase municipal estão Ifac, João Calvino, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), Lourival Pinho, Sigma, Colégio Tiradentes, Humberto Soares, Raimunda Pará, Instituto Lourenço Filho, Leôncio de Carvalho, Colégio D. Pedro II, Neutel Maia, Instituto Ame, Águias do Saber e Maple Bear.

Para a coordenadora do desporto escolar da SEE, Kelly Figueiredo, os jogos estudantis é um momento em que os estudantes de Rio Branco, e do Estado como um todo, tem para desenvolver o aspecto sócio-emocional a partir das práticas de diversas modalidades esportivas.

“Sem falar que a disputa agora é para a fase estadual e, depois, para a fase nacional. Nos anos anteriores o Acre tem se destacado em diversas modalidades, chegando a conquistar diversas medalhas, tanto na categoria sub-14 quanto na categoria sub-17”, fez questão de dizer.

Atleta Ana Paula da Silva representou o Ceja na competição de taekwondo.
Foto: Mardilson Gomes/SEE

O professor Paulo Victor Mota é professor de educação física do Ceja. O Centro participa do taekwondo com uma atleta na categoria sub-17 do naipe feminino, a Ana Paula da Silva Araújo. “A primeira coisa que ela disse quando se matriculou é que queria participar dos jogos estudantis”, disse.

Ana Paula Araújo, que estuda na primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), participa dos jogos pela quarta vez consecutiva. “Já participei por três anos dos jogos estudantis pela escola Mario de Oliveira e agora meu objetivo é trazer uma medalha para o nosso Estado, ser campeã”, afirmou.

Taekwondo é uma das modalidades em que o Estado estará representado na fase nacional dos jogos estudantis.
Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já a escola Frei Heitor Maria Turrini, localizada no bairro Cidade do Povo, participa da modalidade taekwondo com três atletas, dois do naipe masculino e uma do naipe feminino, todos da categoria sub-14. O professor e técnico da equipe, Luiz Fernando Pires, disse que é importante trazer atletas porque isso envolve os alunos e muda o comportamento em sala de aula.

O trabalho na Frei Heitor é feito com o atleta Ryan Cardeson da Silva, que está no 9º ano do ensino fundamental, anos finais. “A gente se prepara para estar bem na luta, sem falar que o esporte ajuda na nossa educação, ajuda a ter mais resistência e disciplina”, disse.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula diz que enviará projeto de lei para incentivar futebol feminino

Redacao

Com nocaute no 1º round, acreano vence combate no Extreme MMA, no Mato Grosso

Jamile Romano

Futebol Acreano: Santa Cruz e AFEX vão decidir o Campeonato Estadual Sub-15

Jamile Romano

São Paulo e Superbet fecham acordo bilionário válido até 2030

Raimundo Souza

Futebol Acreano: Santa Cruz e Galvez são finalistas do Campeonato Estadual Sub-17

Jamile Romano

Cruzeiro recebe “torcida especial” de times brasileiros; entenda

Raimundo Souza