25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

Estudantes do Programa Jovem Parlamentar 2024 são recebidos na Aleac

Na manhã desta segunda-feira (4) os 24 estudantes eleitos para o Programa Jovem Parlamentar Acreano participaram de uma atividade no auditório da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Na oportunidade, eles assistiram a várias palestras sobre temas voltados para cidadania, política e democracia.

A posse e diplomação dos novos parlamentares estudantis acontecerá no dia 8/12, às 10h na sede do parlamento acreano. Depois disso, eles terão a oportunidade de vivenciar os trabalhos de um parlamentar estadual, além de acompanhar sessões ordinárias, comissões, audiências públicas e elaboração de leis.

Nesta edição, 77 candidatos se inscreveram para concorrer às 24 vagas. O mandato é de seis meses. Para a diretora da Escola da Aleac, Rachel Farias, a ação é um exercício para a democracia e cidadania, onde é de fundamental importância a participação dos jovens desde cedo no parlamento.

“Dessa forma os alunos vão conhecer sobre quais são os seus deveres e direitos garantidos pela Constituição Federal. Muitos deles não conhecem sobre o Parlamento, quem são os seus representantes, quantos são, e o que eles fazem. É uma honra trazer para as escolas essa ação com parceiros fundamentais e muito comprometidos como a Secretaria Estadual de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre”, relatou.

Jovem Parlamentar

O Programa Jovem Parlamentar Acreano é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado e conta com o apoio do TRE-AC. O programa foi criado por meio de um projeto de resolução de autoria do deputado Daniel Zen (PT).

O processo de seleção dos candidatos foi realizado pelo pleito eleitoral entre os próprios estudantes e conduzido pela Subcomissão Eleitoral Escolar, constituída no âmbito da unidade escolar e pela Comissão Executiva Eleitoral, designada pelo Secretário de Educação, Cultura e Esportes.

A votação dos parlamentares estudantis/2024 aconteceu na última terça-feira, 28 de novembro, e contou com a participação de 24 escolas públicas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio da capital e do interior. Os votos foram colhidos por urna eletrônica disponibilizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

O Tribunal realiza, ainda, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, encontros com os jovens eleitos para debater sobre ética, cidadania e a importância do voto.

[Agência Aleac]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Zambelli enfrenta abandono e teme mulheres na prisão após década sob turbilhão

Raimundo Souza

MDB reúne com PSB em Rio Branco para debater eleições municipais e aliança política em 2024

Jamile Romano

Petecão anuncia pagamento de R$ 1,5 milhão para reforço na Assistência Social de municípios do Acre

Jamile Romano

Especialistas divergem sobre eficácia de governo ir ao STF contra derrubada do IOF pelo Congresso

Raimundo Souza

Janones debocha de atentado a Trump; Nikolas anuncia medidas

Raimundo Souza

Exploração de petróleo na Foz do Amazonas: Lula intensifica a pressão sobre Marina

Raimundo Souza