23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 21 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

Trump e Biden

Atualizada em 11/07/2024 09:36

  Entre um mentiroso compulsivo e alguém cuja idade avançada  o ameace, em quem apostar?

             Nas próximas eleições mais de 60% dos eleitores estadunidenses preferem que Donald Trump e Joe Biden não fossem candidatos na próxima disputa presidencial. No meu modestíssimo entendimento, corretamente, mas em se tratando de um mentiroso compulsivo e inconseqüente como vem ser Donald Trump, e um octogenário, a exemplo de Joe Biden, em quem irão votar?

          Lamentavelmente, para além das pesquisas, entre os eleitores dos EUA, por encontrar-se bastante envelhecido, Joe Biden não tem condições para permanecer no poder pelos próximos quatro anos. Esta avaliação muito favorece o seu concorrente, Donald Trump, este por sua vez, um exemplar mitômano.

         A despeito da saudável polarização partidária existente nos EUA, e há mais de um século, num retrocesso jamais imaginado, uma polarização de caráter pessoal vinha sendo esboçada, a exemplo do que já havia acontecido num país chamado Brasil. Reporto-me a não aconselhável e danosa polarização Lula/Bolsonaro.

       Cá entre nós e como conseqüência da nossa bagunçada legislação partidária e do nosso ainda mais bagunçado sistema eleitoral, os nossos partidos acabaram se transformando nisto que está ai, em legendas para acomodações de candidaturas. O ex-presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, já foi filiado a quase uma dezena deles.

       No primeiro debate entre seus dois pré-candidatos, este por sua vez, transmitido e assistido em escala mundial, Joe Biden deixou a desejar, porquanto não foi capaz de demonstrar que se encontrava capacitado para continuar comandando a maior potência mundial, enquanto isto, o seu opositor, Donald Trump, pegou o seu inseparável rosário de mentiras, e de pronto, saiu contando as mentiras que melhor lhes conviesse.

     Se isto está acontecendo naquela que é considerada a mais exemplar democracia do mundo, sinto-me levado a crer no celebrado “best-seller”, intitulado: “Como as democracias morrem”.

     Se a democracia dos EUA está correndo o risco de cair nas mãos de um senil ou de um mentiroso, da nossa, o que haveremos de esperar? Só sei de certo uma coisa: enquanto o lulismo e bolsonarismo continuarem em pé de guerra, de bom nada poderemos esperar, mas de ruim, tudo poderá acontecer.

     Como o mundo vê-se dividido entre direita e esquerda e as alianças entre os países se dão a partir desse referencial, outra não foi a  causa que empurrou o nosso país para a direitona, de um lado, e de outro, para a esquerdona, isto bem ao gosto dos nossos dois supostamente heróis.

Artigos Relacionados

Haverá 2º turno

Jamile Romano

A justiça do Rio Grande do Sul autorizou a prisão domiciliar de todos os apenados em regime semiaberto no Estado

Leandro Mazzine

Evandro Teixeira, que morreu ontem aos 88 anos, será eterno na vida de muitos brasileiros

Jamile Romano

Os palacianos estão assombrados com o apetite do senador Davi Alcolumbre

Jamile Romano

Que país seremos?

Jamile Romano

Nada foi dentro do cronograma na Procuradoria-Geral da República

Jamile Romano