27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Transplante de fígado no Acre tem habilitação renovada pelo Ministério da Saúde

Publicado em 07/01/2024 02:01

O credenciamento para realização do serviço de transplante hepático da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) foi renovado, por meio da Portaria SAES/MS N° 5, de 03 de janeiro de 2024. A publicação ocorreu na edição do Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira, 5, autorizando a Fundhacre a continuidade do serviço.

“Essa portaria é um reconhecimento do Ministério da Saúde, atestando que o hospital está habilitado e tem todas as condições necessárias para continuar realizando o transplante”, comenta a coordenadora de Transplantes Valéria Monteiro.

Em 2023, o serviço atingiu o recorde de transplantes de fígado no estado, com a realização de 18 procedimentos, contabilizando 80 desde o início do programa, em 2014, além de ter sido destaque a nível nacional, ficando em quarto lugar em maior número procedimentos por milhão de habitantes.

O setor conta com uma equipe multidisciplinar especializada, em atendimento de enfermagem, psicologia e apoio administrativo, para agendamento de exames de pacientes do pré e pós-transplante. “Esse acompanhamento é para toda vida, e tem um papel fundamental para a evolução e seguimento do paciente”, afirma Monteiro.

O Acre é o único estado da Região Norte que realiza o serviço de transplante hepático, e o governo do Estado vem atuando no compromisso de manter o programa em funcionamento.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Horto Florestal e Parque Ambiental Chico Mendes ficarão abertos nos dias de folia

Jamile Romano

Estado divulga lista com 206 beneficiários da 3ª remessa do Programa Auxílio do Bem

Jamile Romano

Centro de Especialidades Odontológicas da Fundhacre oferece serviços à população

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli autoriza abertura de estudos para execução de dois novos concursos públicos para a Procuradoria-Geral do Estado

Jamile Romano

Após um mês de internação, Beatriz Velloso recebe alta de hospital em São Paulo

Jamile Romano

Mais de 6 mil vagas no setor público em um ano: engrenagem que muda a vida das pessoas e fortalece os serviços no estado

Jamile Romano