23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 18 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

TJAC debate inclusão de reeducandas indígenas em círculos de construção de paz no sistema prisional

Publicado em 18/05/2026

Fotos: Gleilson Miranda/Secom TJAC

Por Redação

O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) deu o primeiro passo para estender as ações de Justiça Restaurativa e promoção da cultura de paz às mulheres indígenas em privação de liberdade no estado. A iniciativa foi o tema central de uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (18), na sede do Poder Judiciário acreano, em Rio Branco.

O encontro reuniu representantes do Núcleo de Justiça Restaurativa (Nujures), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). O objetivo é a elaboração de um termo de cooperação técnica entre as instituições.

A proposta busca garantir que a população indígena em situação de cárcere receba um acompanhamento humanizado por meio de equipes técnicas multidisciplinares. O principal diferencial da medida é o respeito obrigatório às especificidades étnicas, linguísticas, culturais e sociais de cada povo originário durante o cumprimento da pena.

Os círculos de construção de paz funcionam como espaços qualificados de diálogo e escuta sensível. Neles, as participantes são estimuladas a refletir sobre os conflitos, compreender os impactos de suas ações e construir soluções consensuais de forma responsável, longe do modelo puramente punitivo.

Alinhamento com diretrizes nacionais

Com a expansão do programa, o TJAC visa intensificar os índices de pacificação social, qualificar o processo de reintegração dessas mulheres à vida comunitária e reduzir a reincidência criminal no estado.

A ação cumpre as diretrizes da Política Nacional de Justiça Restaurativa e as regras específicas de tratamento a pessoas indígenas inseridas no âmbito criminal do Poder Judiciário, ambas preconizadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O alinhamento institucional para a construção do termo de cooperação contou com a participação de lideranças estratégicas de cada setor:

Poder Judiciário: Desembargadora Waldirene Cordeiro (supervisora do Nujures) e a equipe técnica do núcleo formada por Acássia Munira, Fredson Pinheiro e Mirlene Taumaturgo;

Funai: As representantes Kalyne Andrade e Carolina Guidetti;

Iapen: A representante Elen de Melo;

Representação Indígena: Jakelene Kaxinawá, assegurando a voz das comunidades tradicionais no planejamento da política pública.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Artesã celebra conquista de carteira profissional em mutirão de cadastro da Sete

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco anuncia calendário de pagamento e regras de isenção do IPTU 2026

Marcio Nunes

Bolsa Família beneficia mais de 123 mil famílias em abril

Patrícia Rêgo assume Corregedoria-Geral do MPAC com foco em Direitos Humanos e Desafios Amazônicos

Raimundo Souza

Ícaro Pinto se apresenta a justiça, passa por audiência de custódia e vai para casa com tornozeleira

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco realiza limpeza e higienização no entorno do Parque de Exposições após shows da Expoacre 2025

Marcio Nunes