26.4 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Tesouro afirma que INSS arcará com ressarcimento de descontos irregulares

Publicado em 29/04/2025

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, disse, nesta terça-feira (29), que, por enquanto, o Tesouro Nacional não foi envolvido nas discussões sobre o ressarcimento de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) que tiveram mensalidades descontadas irregularmente entre 2019 e 2024.

Segundo ele, qualquer eventual pagamento deverá ser feito com recursos do próprio orçamento do INSS.

“Esse problema está sendo tratado integralmente pelo próprio órgão, que está realizando o trabalho de apuração dos valores devidos e identificando quem eventualmente teve esses descontos ilegais”, explicou Ceron durante coletiva de imprensa para falar dos resultados do Tesouro de março.

A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram uma operação na semana passada que identificou que entre 2019 e 2024, entidades associativas cobraram mensalidades não autorizadas de aposentados e pensionistas, sem o devido consentimento dos beneficiários, configurando uma violação grave das normas. O valor total das cobranças irregulares foi estimado em R$ 6,3 bilhões.

A Previdência Social vai fazer os ressarcimentos, que virão das entidades que se beneficiaram irregularmente desses descontos. No entanto, chegou a ser circulado que o dinheiro poderia sair dos cofres públicos, caso o dinheiro não chegasse até o fim do mês.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Terminam amanhã inscrições para bolsas do Prouni

Jamile Romano

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Redacao

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Marcio Nunes

Família diz que Silvio Santos não terá velório. Saiba motivo!

Raimundo Souza

Lula pode precisar de cirurgia mais invasiva caso tenha novo sangramento, diz Kalil

Raimundo Souza

O fim para operadoras de internet móvel? Starlink promete alcançar os celulares comuns

Raimundo Souza