22.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 28 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

TCU investiga Jorge Viana por suspeitas em obra milionária da ApexBrasil no Japão

Publicado em 05/06/2025

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ex-governador e ex-senador pelo Acre, está sendo investigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por supostas irregularidades e possível desvio de recursos públicos na construção do Pavilhão do Brasil na Expo 2025, em Osaka, Japão.

Enquanto Viana integrava a comitiva do presidente Lula em viagem oficial à França, o TCU aprovava, na quarta-feira (4), a abertura de uma auditoria. A proposta partiu do ministro Walton Alencar, que visitou o local e apontou a troca do projeto original, selecionado em concurso público, por outro idealizado por Bia Lessa, sem justificativas claras ou transparência no processo.

“O projeto classificado em primeiro lugar foi descartado sem que se convocassem os demais colocados, desrespeitando o resultado do concurso”, disse o ministro. Ele também criticou a falta de informações no site da ApexBrasil e a ligação direta da auditoria interna com a presidência da entidade, o que, segundo ele, compromete a independência da fiscalização. “Não há transparência ativa quanto aos valores e critérios de seleção do projeto artístico e das empresas executoras”, afirmou.

A ApexBrasil, em nota, alegou não ter recebido notificação do TCU e justificou a mudança de projeto por razões financeiras e logísticas. Segundo a agência, a proposta original foi abandonada após orçamentos no Japão superarem o previsto, tornando a entrega da obra inviável no prazo exigido. Com isso, o governo japonês ofereceu um modelo alternativo, prática adotada por outros países, com redução de custos e garantia de entrega.

Em Paris, Jorge Viana não comentou diretamente o caso. Em redes sociais, destacou a agenda oficial com o presidente Lula e o Fórum Empresarial Brasil-França. “A Apex está organizando um encontro empresarial com mais de 250 empresários brasileiros e franceses. Estamos trabalhando para fortalecer a relação entre Brasil e França e avançar no acordo Mercosul-União Europeia”, declarou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco implanta Ambulatório de Segmento para acompanhamento de recém-nascidos e crianças de alto risco

Raimundo Souza

Acre dá salto tecnológico na oncologia com a inauguração de aparelho PET-CT na rede pública

Administração apresenta plataforma de compras públicas a representantes do Piauí

Raimundo Souza

Seplan divulga resultados da pesquisa de custo da cesta básica do mês de julho

Kevin Souza

Animais silvestres reabilitados retornam ao Horto Florestal de Rio Branco após atendimento especializado

Raimundo Souza

OCA promove ação em alusão a campanha do Dezembro Vermelho

Raimundo Souza