25.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 21 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Sefaz está implementando novo sistema eletrônico para modernizar processos administrativos tributários

Atualizada em 28/12/2024 09:15

Novo sistema visa modernizar processos administrativos tributários. Foto: Ascom/Sefaz

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), está em fase de implementação do Processo Administrativo Tributário Eletrônico (PAT-e), um sistema que promete otimizar o ciclo administrativo tributário desde a instauração de demandas até a solução em segunda instância.

A iniciativa tem como objetivo garantir maior transparência, legalidade e celeridade na gestão tributária, assegurando os direitos dos contribuintes e ampliando a arrecadação estadual de forma justa.

O sistema pretende transformar o gerenciamento tributário ao permitir a digitalização e integração de todas as etapas do ciclo administrativo, incluindo a tramitação de processos até a segunda instância, com a automação de tarefas, dando celeridade no julgamento dos processos administrativos e fortalecendo a inovação e a transformação digital na Administração Tributária.

“A implementação de uma solução tecnológica robusta para o processo administrativo tributário representa um marco na modernização da gestão pública do Acre. Essa iniciativa fortalece a eficiência, a transparência e a justiça fiscal, beneficiando tanto a administração quanto os cidadãos”, destacou o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas.

O projeto faz parte do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público (Progestão/Acre), financiado pelo Banco Mundial (BIRD). Este programa busca aprimorar a administração das receitas e a gestão fiscal, orçamentária e patrimonial nos estados brasileiros.

Com início previsto para fevereiro de 2025, o PAT-e será um dos primeiros sistemas a entrar na fase de desenvolvimento dentro do Progestão. A execução ficará a cargo do Consórcio Elogroup Desenvolvimento e Consultoria Ltda. e Sydle Sistemas Ltda., empresas com experiência em projetos similares para administrações tributárias no país. O investimento estimado é de R$ 5 milhões, e o prazo de execução é de 22 meses.

Entre os benefícios esperados com a implementação do sistema estão maior eficiência e agilidade na gestão tributária, redução de litígios judiciais, fortalecimento institucional e um aumento sustentável na arrecadação estadual.

“Essa modernização visa trazer mais segurança para o contribuinte e mais agilidade na resolução dos processos. Então, assim, a Sefaz está se modernizando cada vez mais, sempre com o apoio do Governo e colocando a nossa secretaria a nível das demais do restante do país”, disse o secretário adjunto da Receita Estadual, Clóvis Gomes.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco entregou kits de primeiros socorros às escolas e amplia capacitação para 2024

Raimundo Souza

MPF apura aplicação de políticas de cotas raciais em concursos da Ufac e Ifac

Jamile Romano

Mil cestas básicas são entregues em Brasiléia para famílias atingidas pelas cheias

Marcio Nunes

Com apoio do governo federal, Acre promove oficina de prioridades do Programa de Pesquisa para o SUS na próxima semana

Jamile Romano

Trump aposta em Milei para ‘frear’ influência de Lula

Raimundo Souza

Marcus Alexandre começa a campanha com cafezinho no bairro 15

Marcio Nunes