23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 16 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Policial

Secretaria de Segurança promove semana de conscientização na Escola Belo Jardim

Publicado em 23/06/2024

Levando as ações do projeto Segurança na Escola para o bairro Belo Jardim I, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/AC), por meio do programa Acre pela Vida realiza semana de conscientização para crianças e adolescentes da Escola Belo Jardim. A programação que teve início nesse sábado, 22, ocorre até a próxima sexta-feira, 28, das 7h30 às 13h.

Começou nesse sábado, 22, a semana de conscientização na Escola Belo Jardim promovido pela Secretaria de Segurança por meio do Acre pela Vida. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O projeto “Segurança na Escola” tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da segurança pública. A programação ao longo da semana visa abranger todos os aspectos relevantes para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, desde a prevenção ao crime e segurança no trânsito até a importância dos direitos e deveres dos cidadãos.

Nesse sábado 22, o evento contou com diversas atividades do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e órgão parceiros que levaram: apresentação do canil e exposição de materiais utilizados pela Polícia Militar do Acre (PMAC), oficina de primeiros socorros e combate a incêndios, além de exposição de equipamentos do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), atividades educativas sobre segurança no trânsito, exposição de materiais utilizados nas operações militares e atendimento médico e odontológico com o Exército e vacinação e testes rápidos com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

Atendimento médico com o Exército. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia explica que o programa Segurança na Escola se destaca como um modelo de ação educativa e preventiva. “A segurança pública visa estar em todos os locais, acompanhando de perto os futuros cidadãos, para que eles desde cedo desenvolvam ações responsáveis”, destaca Gaia.

Para o coordenador do Acre pela vida, coronel Atauhalpa Batista Ribera o programa é fundamental para a construção de uma comunidade escolar mais segura. “Acreditamos que este programa não só contribuirá para a segurança imediata dos alunos e da comunidade escolar, mas também formará cidadãos mais conscientes e ativos na promoção da paz e justiça social”, ressalta o coordenador do Acre Pela Vida .

Ações educativas com o Detran. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

As ações de sábado foram realizadas em sincronia com as atividades da escola, que na ocasião apresentava o encerramento dos trabalhos do componente curricular da Escola Integral, as Eletivas, que é onde os alunos têm a oportunidade de estudar aquilo que é de interesse, é o que explica a gestora da Escola Belo Jardim, Graciane Nascimento.

Gestora da Escola Belo Jardim, Graciane Nascimento. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“As eletivas são aquilo que eles gostariam de estudar e dali são formadas as emendas daquele tema que será estudado. Hoje nós temos aqui os guardiões do sistema solar que é uma eletiva que foi construída, temos também a coleta seletiva que os alunos aprenderam sobre a reutilização do lixo e também reciclagem, libras que é uma a língua de sinais, temos a que mostra como o cacau vira chocolate. Com as eletivas os alunos têm a oportunidade de aprender sobre diversos assuntos. E é muito importante essa parceria com a segurança que está trazendo mais atividades e serviços para os alunos e comunidade”, relata a coordenadora.

O estudante Felipe Catriel, que desde 2023 participa das eletivas, destaca o interesse por atividades extracurriculares. “Eu faço a eletiva de libra e acho muito importante porque se tiver um colega mudo eu vou poder entender ele. Hoje teve muitas coisas legais sobre trânsito, achei muito legal”, explica o aluno, sobre as atividades educativas oferecidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Estudante Felipe Catriel falando eu te amo na língua dos sinais. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Programação – Segurança na Escola

• 24 de junho (segunda-feira): 08h – 09h: PMAC – Palestra sobre convivência em sociedade.
• 25 de junho (terça-feira): 08h – 09h: CBMAC – Noções básicas de primeiros socorros.
• 26 de junho (quarta-feira): 08h – 09h:Polícia Civil do Acre (PCAC) – Palestra sobre prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.
• 27 de junho (quinta-feira): 08h – 09h: Instituto Socioeducativo (ISE) e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen)- Discussão sobre o sistema prisional acreano, medidas socioeducativas e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
• 28 de junho (sexta-feira): 08h – 09h: Detran – Palestra sobre segurança no trânsito.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Oito presos fogem por buraco aberto em cela de presídio de Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

Bolo com arsênio: mulher pode ter envenenado pai, marido e filho

Jamile Romano

Incêndio criminoso atinge veículo em pátio do Cisp de Acrelândia, suspeitos são presos

Raimundo Souza

Líder de quadrilha de roubo de veículos é preso na Bolívia em operação internacional

Jamile Romano

Laboratório de Toxicologia da Polícia Civil do Acre alcança desempenho máximo em ensaio nacional do Inmetro

Redacao

Sejusp reforça efetivo nas ruas com 250 agentes de segurança para garantir a tranquilidade da população nas comemorações natalinas em todo o estado

Raimundo Souza