25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 27 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Seca avança: Rio Acre marca 1,90 metro e Defesa Civil inicia plano de contingência na capital

Publicado em 18/06/2024

Segundo dados da Defesa Civil Municipal, a situação da estiagem em Rio Branco se agrava. Nesta terça-feira,18, o nível do Rio Acre atingiu 1,90 metros. A ausência de chuvas significativas por 23 dias levou a Defesa Civil a antecipar as operações do plano de contingência de escassez hídrica.

De acordo com o diretor de administração de Desastres da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, a decisão de antecipar o plano foi motivada pela crítica situação hídrica. “Dada a situação crítica na parte hídrica e o avanço da estiagem, onde já temos 23 dias sem chuvas significativas, resolvemos antecipar o início das operações do plano de contingência de escassez hídrica de Rio Branco,” explicou Cláudio Falcão.

Segundo ele, o cenário futuro aponta para um agravamento hídrico, exigindo medidas imediatas para garantir o abastecimento de água potável à população afetada.

A antecipação das operações do plano de contingência busca mitigar os impactos da seca e assegurar que as comunidades rurais tenham acesso à água potável durante este período crítico. A Defesa Civil segue monitorando a situação e, conforme Falcão, está preparada para ampliar as ações conforme necessário.

De início, a meta da Defesa Civil é distribuir 30 milhões de litros de água. “Inicialmente 19 mil pessoas serão beneficiadas. Podendo aumentar este número. Caminhões pesados estarão diariamente nas comunidades sob o comando da defesa civil”, completou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Custo da Cesta Básica em Rio Branco sobe 11,95% e pressiona famílias de baixa renda

Jamile Romano

Governo publica decreto que estabelece jornada de trabalho dos órgãos administrativos

Jamile Romano

Campanha de vacinação contra a dengue em Rio Branco começa nesta sexta-feira

Jamile Romano

Boletim enchentes – 24 de março

Jamile Romano

Governo do Acre amplia proteção contra meningite e reforça importância da vacinação infantil

Jamile Romano

Governador Gladson Camelí inaugura primeira unidade beneficiadora de café de Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza