30.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 27 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Saúde do Acre celebra o 100º transplante de fígado e reforça compromisso com a vida

Publicado em 24/04/2025

O governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), atingiu um feito histórico nesta semana: a realização do centésimo transplante de fígado no estado. O procedimento, realizado em Rio Branco, marcou a preservação de muitas vidas ao longo dos anos e é resultado dos investimentos da gestão estadual para manter uma rede pública de saúde capaz de oferecer procedimentos de alta complexidade à população.

“Quando investimos em saúde com responsabilidade e compromisso, os resultados aparecem — e salvam vidas. Esse marco mostra que o Acre está preparado para oferecer tratamentos complexos, com qualidade e dignidade, bem aqui, perto de casa. Seguiremos trabalhando para garantir ainda mais acesso e esperança a quem mais precisa”, destacou o governador do Acre, Gladson Camelí.

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, reforça esse compromisso: “Essa é mais uma confirmação de que o Acre tem capacidade técnica, estrutura e, principalmente, profissionais comprometidos com a vida. Investimos de forma planejada na manutenção de habilitações, ampliação de atendimentos e capacitação das nossas equipes, para que cada acreano que precisar de um transplante tenha a chance de ser atendido, sem precisar sair do estado”.

Presente no centro cirúrgico durante o 100º transplante, a presidente da Fundhacre, Soron Steiner, destacou a importância da doação de órgãos e o papel ativo da instituição na continuidade desse trabalho. “Nossa equipe esteve posicionada no centro cirúrgico durante todo o processo de recebimento do centésimo fígado para salvar mais uma vida. A Fundhacre segue com a sua missão de salvar vidas e buscando mais habilitações com o Ministério da Saúde”, disse.

Responsável técnico pelas cirurgias de transplante de fígado, o médico Tércio Genzini celebrou a conquista com gratidão e orgulho. “O que parecia impossível está acontecendo. Dizem que o impossível é a especialidade de Deus, que, tenho certeza, sempre esteve com a gente nesse caminho. No começo era muito questionável fazer transplante no Acre, mas a necessidade era evidente diante de tantas hepatopatias”, destacou.

O cirurgião ainda relembrou o início do projeto e a união da equipe multidisciplinar para torná-lo viável: “Foi se construindo um projeto e o transplante se tornou uma realidade. Hoje, temos um sucesso aqui, comparável aos dos melhores centros do país. Fazer cem transplantes no Acre é como fazer mil num centro do Sudeste. Isso é grandioso”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bolsa Família beneficia mais de 123 mil famílias em abril

Caixa começa a pagar Bolsa Família de junho

Jamile Romano

Estado finaliza 1º Seminário da Pesca no Juruá com Encontro Período do Defeso com pescadores da regional

Marcio Nunes

Deputado Eduardo Velloso reforça seu compromisso com a educação levando internet à única Escola Família Agrícola do Acre

Jamile Romano

Nota pública sobre a fuga de seis detentos em Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

Detran convoca mais 1.849 selecionados na modalidade urbana do CNH Social 2025

Kevin Souza