27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Política

Retrospectiva 2023: Meu compromisso com a educação é também compromisso com o Acre e o Brasil, lembra Socorro Neri

Publicado em 29/01/2024 10:01

Cumprindo promessa de campanha e fazendo jus a sua formação profissional como educadora de tradição e vocação, a deputada Socorro Neri(PP) elegeu a educação como uma de suas bandeiras de luta de seu mandato. ” Afinal, Educação não muda o mundo, Educação muda as pessoas”, adiantou.
Doutora em Educação, deu curso a sua formação profissional na Câmara Federal ao se comprometer com as mais diversas áreas da educação: é vice-presidente da Frente Parlamentar pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular Inclusiva, Coordenadora da Comissão de Desenvolvimento e Valorização do Professor da Frente Parlamentar Mista da Educação, Coordenadora de Educação no Campo da Frente Parlamentar dos Institutos Federais ,membro titular da Subcomissão Especial e titular do Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados sobre a Política de Combate á Violência nas Escolas Brasileiras e ainda titular da Subcomissão Especial da Comissão de Educação; Recomposição de Aprendizagem no Pós-pandemia.
Propostas
Como parlamentar atuante na elaboração de propostas para a educação brasileira, a deputada é autora do PL 114/2023 que descongela o tempo de serviço da Educação no período pandêmico. Neri elaborou ainda e submeteu a alteração o PL 11.947/2009 para estimular as políticas públicas da oferta de refeições aos alunos da educação básica assim como elaborou e submeteu a emenda acatada pelo relator do PL 5230/2023 que aumenta a carga horária da Formação Geral Básica.
Relatorias
Socorro Neri relatou o PL2103/2023 que altera a Lei nº14.113/2020 que regulamenta o Fundeb para incluir na lista de profissionais os acompanhantes dos estudantes com necessidades especiais da rede pública de ensino e relatou ainda o PL 3129/2015 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que visa capacitar professores para apoio ao aluno com deficiência.A parlamentar relatou também o PL 2531/21 que institui o piso salarial do pessoal de apoio da educação básica.
Eventos que fortaleceram o debate sobre a educação
Dentre as palestras e reuniões sobre Educação promovidos pela deputada ao longo de 2023, constam o Seminário sobre Sistema Nacional de Educação, Seminário sobre o Novo Ensino médio, Seminário sobre o Novo Ensino Médio em Rio Branco, Audiência Pública para debater o interrompimento das atividades da U:VERSE,Promoção do “Um Dia Dedicado à Educação” e Audiência Pública sobre a formação de professores da Educação Básica no Parfor. Todos contando com presença de profissionais de alto nível de Governo e ONGs diretamente ligadas á Educação no Acre e no Brasil, seja de forma presencial ou virtual.
Reconhecimento
Socorro Neri foi indicada a todas as categorias do Prêmio Congresso em Foco e escreveu artigos de repercussão nos grandes jornais de circulação nacional. Adepta á máxima que diz que é a Educação que faz o futuro parecer um lugar de esperança e transformação, Neri reafirma que Educação é investimento e luta pela retirada do FUNDEB do teto do arcabouço fiscal.A deputada também atuou junto ao FNDE para a retomada e conclusão de creches e,escolas e quadras esportivas que estão paralisadas no Acre
Reconhecida entre seus pares por sua atuação parlamentar, a ex-secretária de Educação do Estado e primeira mulher prefeita de Rio Branco acredita que 2024 será um ano repleto de desafios, mas tem a certeza que saberá responder a todos as expectativas e anseios do povo acreano, “realizando um mandato democrático, participativo e em plena sintonia com as necessidades da gente da minha terra”.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Saída de Dino da Justiça deixará 47 convocações na Câmara em aberto

Jamile Romano

Ministra Nancy Andrighi se pronuncia sobre afastamento de Gladson Cameli

Marcio Nunes

Marcus Cavalcante alerta para risco de paralisação em obra de hospital de Feijó

Marcio Nunes

João Marcos Luz destaca desafios e avanços no transporte coletivo de Rio Branco

Marcio Nunes

Lula sanciona lei que criminaliza bullying e agrava pena para ataques em escolas

Jamile Romano

Zanin é sorteado relator de ação de Bolsonaro contra inelegibilidade

Jamile Romano