23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 24 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Resolução de obrigatoriedade de instalação da boia nos reservatórios de água entra em vigor

Atualizada em 14/12/2024 10:51
(Foto: Assecom)

O uso da boia nos reservatórios de água, torna-se imprescindível para evitar o desperdício de água, visto que mais de 50% da água que sai da Estação de Tratamento (ETA), é desperdiçada. Desta forma, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac), colocou em vigor a resolução de nº 97, no dia 7 de agosto de 2024, para que o usuário seja orientado a instalar a boia em seus reservatórios de água.

A instalação da boia de vazão total nos reservatórios, como cisternas e caixas d’água, irá garantir que a água não transborde quando encher, evitando assim o desperdício.

Para Jamerson Valle, gerente comercial do Saerb, a intenção é que a comunidade tenha consciência sobre o desperdício de água.

“O objetivo com isso é de conscientização da população, para que possamos além de coibirmos o desperdício, assegurarmos a eficiência do abastecimento e ampliarmos, cada vez mais, nossa abrangência de atendimento” explica.

Conforme determina a resolução, os usuários terão o prazo de 12 meses, a contar da data da publicação para instalar boias em seus reservatórios de água. Após esse período, caso o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), identifique a ausência das boias, será emitida uma notificação por escrito, da qual o usuário deverá acusar recebimento na segunda via e orientações verbais para que se adeque as regras previstas na resolução. Caso o desperdício de água persistir, serão aplicadas as penalidades previstas na Lei Municipal nº 1.575, de 8 de dezembro de 2005, de maneira gradual e progressiva.

No caso de novos serviços de implantação de ligação e religações, que forem solicitados após a publicação da resolução, somente serão atendidos mediante já terem a instalação das boias nos reservatórios.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Balanço da Polícia Civil mostra resultados significativos no combate ao crime organizado

Marcio Nunes

Ministro declara que o Brasil terá todas as escolas públicas com internet até 2026

Raimundo Souza

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul

Marcio Nunes

Acre se despede de Flaviano Melo

Raimundo Souza

Governo convoca candidatos para matrícula no curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros

Jamile Romano

Regional da Floresta já tem ordem de serviço assinada para início do Asfalta Rio Branco

Jamile Romano