23.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 24 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Republicanos Sinaliza Reforço Financeiro para Campanhas no Acre em 2026, Foco em Alan Rick e Mara Rocha

Publicado em 08/11/2025

Foto: Sérgio Vale | Ac24horas

O Acre poderá ter um reforço significativo de recursos do Republicanos para as eleições de 2026, especialmente para apoiar as pré-candidaturas de Alan Rick ao governo do Estado e de Mara Rocha ao Senado. A sinalização foi dada neste sábado (8) pelo presidente nacional da legenda, deputado federal Marcos Pereira (SP), que destacou o bom desempenho de ambos nas pesquisas de intenção de voto como fator determinante para a destinação de verbas.

A declaração ocorreu durante coletiva de imprensa no Aeroporto Internacional Plácido de Castro, em Rio Branco, momentos antes da cerimônia de filiação de Alan Rick ao partido. Pereira desembarcou acompanhado de importantes lideranças nacionais, incluindo a senadora Damares Alves (Republicanos/DF) e a ex-ministra Cristiane Britto.


Competitividade no Acre Pesa na Distribuição de Fundo Partidário

Segundo o dirigente, a definição exata dos valores dependerá, inicialmente, do montante final do Fundo Eleitoral a ser aprovado pelo Congresso Nacional. “É óbvio que eu não saberia dizer agora quanto poderá ser disponibilizado para o Acre, para São Paulo ou para o Rio Grande do Sul, porque ainda não sabemos qual será o valor total do fundo”, explicou.

Pereira relembrou que o governo federal propôs R$ 1 bilhão para o fundo de 2026, mas a Comissão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) alterou o valor para R$ 4,9 bilhões — o mesmo das últimas eleições. Ele manifestou ceticismo em relação à manutenção desse valor sem resistência:

“Isso ainda precisa ser mantido no plenário, na LOA, e eu não tenho dúvidas de que o presidente Lula deverá vetar, como fez no ano passado. Depois disso, o Congresso poderá derrubar o veto”, afirmou o presidente.

No entanto, o fator crucial para o Acre será a competitividade dos pré-candidatos. Marcos Pereira enfatizou que o estado está em uma posição de destaque para a distribuição interna de recursos da sigla:

  • “Quando você tem uma candidatura competitiva, como a de governo do Estado ou de Senado, e um partido com dois deputados federais e três estaduais num estado com representação pequena, o olhar sobre os recursos será feito com deferência e atenção.”
  • “Seguramente será tratado com relevância e merecimento“, garantiu.

Alan Rick e Mara Rocha Fortalecem a Legenda

O presidente do Republicanos também ressaltou o fortalecimento da legenda no Acre com as filiações recentes.

  • A chegada de Mara Rocha no início do ano.
  • E, sobretudo, a filiação do agora pré-candidato ao governo do Estado, Alan Rick.

“O estado ganha força desde a filiação da Mara no início do ano e, sobretudo, com a filiação do nosso pré-candidato ao governo do Estado”, concluiu.


O Evento de Filiação

A cerimônia de filiação de Alan Rick ao Republicanos ocorre ainda neste sábado, a partir das 16h00, no Ginásio do SESC, em Rio Branco. A expectativa é de grande presença de lideranças, que além de Marcos Pereira, contam com:

  • Senadora Damares Alves (Republicanos/DF).
  • Ex-ministra da Mulher, Cristiane Britto.
  • Deputado federal Carlos Gomes (RS).
  • Secretário de Inovação e Tecnologia de São Paulo, Milton Vieira.

O governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, uma das principais figuras do Republicanos, deve participar do evento de forma remota.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitos de Rio Branco e Marechal Thaumaturgo discutem parceria e sustentabilidade em encontro na capital

Raimundo Souza

Educação realiza montagem de laboratório de informática no Colégio Estadual Barão do Rio Branco

Raimundo Souza

Parceria entre Prefeitura e MPAC promove atendimentos odontológicos em presídios de Rio Branco

Marcio Nunes

Governo do Acre recebe delegação da Unesco para visita técnica de alinhamento do Programa de Resiliência Socioambiental

Raimundo Souza

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

Redacao

Em escalada da tensão, Trump ameaça Irã e promete ação ‘nunca antes vista’

Raimundo Souza