25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Panorama Político

Representantes do Governo do Acre e Assembleia Legislativa participam de encontro histórico com autoridades peruanas

Governo do Acre participou de uma reunião estratégica e histórica na Câmara de Comércio de Arequipa, no Peru, marcando um novo capítulo na integração econômico‑comercial entre Brasil, Peru e a região do Pacífico. O encontro contou com a presença de importantes autoridades do comércio exterior de Arequipa, representantes dos portos de Matarani e Chancay, e da comitiva acreana, composta pelo secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, e o primeiro-secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa (Aleac), deputado estadual Luiz Gonzaga.
Segundo estado mais populoso do Peru e o segundo maior polo econômico do país, Arequipa tem significativo dinamismo industrial e agrícola. Seus principais potenciais incluem o setor mineral, produção de fibras nobres, cultivos agrícolas em crescimento, possui um dos maiores polos industriais do Peru, e atuação forte do porto de Matarani – gerido pela Tisur, é um dos três portos estratégicos da costa sul do Peru e importante elo logístico da Rodovia Interoceânica, ligando o Brasil ao Pacífico.

Esses ativos fazem de Arequipa um destino estratégico para investimento e parcerias comerciais, especialmente na conexão Brasil‑Peru que se alinha à proposta do Acre.
Durante a reunião, o secretário Assurbanípal destacou os produtos de maior expressão no Acre — como soja, madeira, castanha e carnes — e apresentou a ambiciosa estratégia de projeção internacional do estado. Um dos eixos centrais é a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Senador Guiomard, cujo fortalecimento institucional visa transformar o Acre num ambiente atrativo para indústrias exportadoras, com incentivos aduaneiros e estruturais voltados ao mercado externo. Claro que o Peru é um parceiro estratégico. Com o novo porto de Chancay se tornando um hub, queremos posicionar o Acre como porta de entrada do Brasil nessa nova geopolítica logística continental.

Autoridades da Promperú e de comércio exterior de Arequipa reforçaram o compromisso de estreitar relações com o Acre. A proximidade desses portos potência a integração da Rota Quadrante Rondon. Deputado Luiz Gonzaga explicou o objetivo acreano. “O Acre está investindo e se posicionando para fazer parte deste novo corredor econômico. Estamos dialogando com diversos setores para tornar isso realidade”. Vale lembrar que o encontro fortalece a visão do governador Gladson Camelí (PP) de transformar o Acre em um hub de integração logística e comercial no eixo Brasil‑Peru‑Pacífico, abrindo caminho para novos fluxos de investimentos e um protagonismo regional crescente.

Representantes do Governo do Acre convidaram empresários e instituições peruanas a participar da Expoacre 2025, que terá um espaço internacional exclusivo, com o objetivo de fomentar alianças comerciais, industriais e de conhecimento entre países vizinhos. O governo encaminhou ainda os próximos passos na parceria com o governo local, que inclui medidas como: estabelecimento de um canal permanente de cooperação institucional e empresarial; estudos técnicos e planejamento logístico para otimização de fretes bilaterais, com foco nos portos de Matarani e Chancay; e o fortalecimento da ZPE de Senador Guiomard como plataforma de expansão das exportações acreanas.

Saiu na frente
O primeiro estado brasileiro a distribuir tablets para alunos foi o Acre, em 2023, durante a abertura do ano letivo. Na ocasião, foram entregues 40 mil tablets para estudantes da rede estadual de ensino, de acordo com a Agência de Notícias do Acre. Além dos tablets, o estado também entregou equipamentos de laboratório para 163 escolas de ensino médio. Claro que isso a Globo não mostra.

Também o primeiro
O Governo do Acre também foi o primeiro a bancar, integralmente, Carteira Nacional de Habilitação aos estudantes, tanto na capital, quanto no interior. Evidente que isso a Globo também não mostra e nem vai mostrar. O Acre também sou na frente na Pandemia ao utilizar canal de TC aberta e as rádios do Sistema Público de Comunicação para reforçar o processo de ensino-aprendizagem, através de vídeo aulas e tele aulas, sobretudo no período mais crítico da pandemia.

Perseguição e violência
Vereador José Aiache (PP), ocupou a tribuna para tratar de dois temas sensíveis: a condução de ações ambientais em áreas de reserva envolvendo pequenos produtores rurais, que mais parecem cenas de filme de terror e a necessidade de punições mais severas para crimes de estupro e violência contra a mulher.

Vergonha nacional
Ao determinar o afastamento do secretário estadual de Educação, a presidência do TCE-Acre acabou extrapolou todos seus limites e o ato virou uma vergonha nacional. O TCE é um órgão auxiliar o Poder Legislativo. Portanto, não e nunca teve competência para afastar nenhum gestor público. O pior é que a decisão do Tribunal de Justiça, por meio de um desembargador também foi equivocada, pois determinou o retornou imediato do secre5ário ao cargo. Ninguém pode retornar sem ter saído.

Convênios
O parlamentar voltou a criticar a recente operação do ICMBio em comunidades do interior do Acre, onde houve apreensão e abate de gado pertencente a produtores que vivem há décadas em áreas de conservação. Aiache sugeriu que, caso as ações fossem inevitáveis, houvesse ao menos planejamento para que a carne apreendida fosse destinada a municípios acreanos, por meio de convênios com prefeituras locais.

Direito ao uso da terra
“Se já vão cometer o que considero um erro, ao menos que tenham a sensibilidade de beneficiar a população do Acre, em vez de doar a carne para outros estados”, afirmou.O vereador também defendeu o direito dos pequenos produtores ao uso sustentável das terras, ressaltando que muitos vivem nessas áreas antes da criação oficial das reservas, e que a pecuária, em diversos casos, é a única alternativa de sustento.

Sobrevivência
Vereador Fábio Araújo (MDB) também manifestou preocupação com a situação de produtores tradicionais que vivem em áreas de reserva ambiental no Acre e vêm sendo alvos de operações de fiscalização federal. O parlamentar citou relatos de moradores, como o senhor Gutierrez e o senhor Domingos, que vivem há mais de 40 anos em comunidades, onde, segundo ele, faltam acesso à educação, saúde e infraestrutura básica, o que leva muitos moradores à criação de gado como alternativa de sobrevivência.

Cobrança
O vereador também cobrou um posicionamento da bancada federal do Acre e criticou o ICMBio e o Ministério do Meio Ambiente pela falta de políticas públicas que conciliem conservação ambiental e dignidade humana. “Não basta proteger a floresta. É preciso proteger as famílias que vivem nela há gerações”, afirmou o vereador. Ele quer mais ação dos deputados federais e dos senadores acreanos.

Agressão e covardia
Vereadora Lucilene Vale (PP) fez um pronunciamento forte e emotivo ao abordar o avanço da violência contra mulheres no Acre e no país. A parlamentar classificou como “covarde” qualquer homem que agride ou mata uma mulher e cobrou mudanças urgentes no Código Penal Brasileiro para endurecer as penas desses crimes. “Se não dá pra viverem juntos, que se separem. Mas tirar a vida de uma mulher é covardia. Ele mata e foge como um covarde. Isso é revoltante, e as leis precisam mudar”, disse Lucilene, visivelmente emocionada.

Comemoração
Ao lado da pauta de enfrentamento à violência, Lucilene também comemorou o resultado alcançado por Rio Branco no ranking nacional de abertura de empresas. De acordo com dados do Governo Federal, a capital acreana foi destaque no mês de maio de 2025 como a cidade mais ágil do país na liberação de alvarás, com tempo médio de apenas seis horas.

Ação conjunta
A vereadora lembrou que essa conquista é fruto de uma ação conjunta entre Prefeitura, Junta Comercial, Sebrae e servidores municipais, e destacou sua atuação direta para garantir a eficiência do sistema: “Aprovamos a resolução nº 3, de minha autoria, que trata da digitalização dos processos e do uso do sistema SEI. Isso vai acabar com aquela peregrinação de assessores atrás de resposta nas secretarias.”

Sem burocracia
Lucilene também celebrou a aprovação de sua lei que prioriza empresas do setor de saúde e alimentação na concessão de alvarás, uma medida que, segundo ela, contribui diretamente para geração de empregos e estímulo ao empreendedorismo. A parlamentar destacou a criação da Frente Parlamentar de Combate à Burocracia, formada por ela e os vereadores Samir Bestene, João Paulo, Fábio Araújo e João Assis.

Pelos idosos
Vereador Samir Bestene (PP) destacou a necessidade de ampliar as políticas públicas voltadas às pessoas idosas da capital. Segundo ele, cerca de 40 mil idosos vivem em Rio Branco atualmente, número que exige mais estrutura e ações contínuas do poder público. Ele quer que a Prefeitura de Rio Branco celebre convênios com faculdades de educação física, permitindo que alunos em fase de estágio atuem diretamente em atividades com a população idosa, promovendo bem-estar, saúde física e integração social.

Entusiasmo e cautela
Deputado Emerson Jarude (Partido Novo), usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para comentar com surpresa e gratidão o resultado de uma pesquisa recente que o incluiu pela primeira vez como possível nome na disputa por uma das duas vagas no Senado. O parlamentar relatou que, ao chegar ao plenário, foi cumprimentado por colegas sobre a sondagem eleitoral e disse ter recebido a notícia com entusiasmo e cautela.

Agradecimento
“Eu, quando cheguei aqui, fui cumprimentado e parabenizado por alguns dos colegas sobre a pesquisa de Senado e confesso que fiquei muito surpreso e, claro, feliz pelo resultado. Foi a primeira vez que eu vi o meu nome em uma pesquisa para o Senado da República”, afirmou. O deputado agradeceu a confiança da população e reforçou que vai continuar trabalhando com responsabilidade e sem precipitação.

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Saneacre cria tarifa social para beneficiar mais de 120 mil famílias de baixa renda

Jamile Romano

Gladson  afirma que Flaviano deixa um legado de liderança e compromisso

Marcio Nunes

Aleac aprova dois projetos do governo quem contemplam Sefaz e Acreprevidência

Antonio Muniz

Governo petista perde aliados e não tem como conter a anistia ampla, geral e irrestrita

Antonio Muniz

Exportações do Acre apresentam evolução em relação ao mesmo período de 2024

Antonio Muniz

Bocalom toma posse e afirma que equipe será definida até o doa 25

Marcio Nunes