23.8 C
Rio Branco
terça-feira, 14 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Profissionais de saúde de Senador Guiomard recebem curso de reanimação neonatal

Publicado em 23/05/2025

Com o objetivo de qualificar o atendimento ao recém-nascido em situações de emergência, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Rede Alyne, está promovendo o Curso de Reanimação Neonatal do Recém-nascido maior ou menor de 34 semanas em Senador Guiomard, no Hospital Ary Rodrigues.

“Hoje, aqui no nosso hospital, estamos recebendo a Rede Alyne, por meio da doutora Ana Isabel, capacitando os nossos profissionais para a ressuscitação e transporte neonatal. Essa é uma preocupação do nosso governador, para atender melhor a população”, destacou a gerente geral do hospital Ary Rodrigues, Gabriela Silva.

Para a enfermeira obstétrica Selna Paiva, o curso trará benefícios também para os municípios próximos. “Estamos realizando esse curso não só pensando em Senador Guiomard, mas em atender Capixaba, Plácido de Castro e Campinas. A capacitação ocorre com muitas atividades práticas, para que possamos dar um atendimento de melhor qualidade aos nossos neonatos”.

O curso é voltado para profissionais da saúde que atuam diretamente no parto e nascimento, e segue as mais recentes diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), visando qualificar os profissionais para uma resposta rápida e eficiente, melhorando as chances de sobrevivência do bebê. Com o apoio de instrutores e simulações realísticas, a qualificação busca reduzir a morbimortalidade neonatal e preparar as equipes para emergências de forma qualificada.

“Estamos aqui para diminuir a mortalidade materna e fetal. Essa é uma grande preocupação do governo do Estado, com relação a esse tipo de óbitos. Esse curso não vai ser colocado no bolso. Ele vai fazer diferença com o conhecimento adquirido, para melhor transportar as crianças para unidades que tenham cuidados intensivos neonatais”, finaliza a médica pediatra e presidente da sociedade acreana de pediatria, Ana Isabel Montero.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

O programa “O X da Questão” de domingo, 21: Prefeito de Rio Branco Tião Bocalom celebra conquistas em transparência, gestão ambiental e educação

Raimundo Souza

Economia Criativa movimenta Estande Sebrae na Expoacre Juruá 2024

Marcio Nunes

O governador Gladson Cameli presenteia o prefeito Tião Bocalom e sua noiva Kellen antes do casamento

Raimundo Souza

Governo avança nas obras do Complexo Viário da Avenida Ceará e anuncia data de conclusão das obras

Jamile Romano

Com foco no turismo sustentável, Acre atraiu mais de 20 mil visitantes internacionais no ano passado e reforça potencialidade da região

Raimundo Souza

Por unanimidade, 1ª Turma do STF torna réu Sergio Moro por calúnia contra Gilmar Mendes

Marcio Nunes