27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Procon inicia Operação Boas Festas em comércios do Acre

Publicado em 12/12/2023 10:12

Até o dia 24 de dezembro, os técnicos do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) estarão nos principais pontos de  comércios da capital e do Vale do Juruá realizando ações de fiscalização para verificar se os estabelecimentos comerciais estão de acordo com o que estabelece o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC).

Realizada anualmente, a operação visa dar mais segurança aos empresários e também aos consumidores. A fiscalização irá verificar, dentre outros elementos, a presença do CDC nos comércios, informações claras e precisas sobre preços e condições de pagamento, veracidade de promoções e descontos oferecidos, e  política de troca das lojas.

No dia 20, a ação será realizada com a parceria do Instituto de Pesos de Medidas do Acre (Ipem/AC), por meio do Programa Rota da Qualidade.

O chefe de fiscalização do Procon, John Lynneker, afirma que o objetivo da Operação Boas Festas  é “detectar possíveis práticas enganosas ou abusivas e garantir aos consumidores a harmonização das relações de consumo e, consequentemente, tranquilidade nas compras de Natal e demais itens que compõem as festas de fim de ano”.

O coordenador da divisão no Vale do Juruá, Vasco Junior, explica a importância do ato para a comunidade. “É uma forma que temos de fazer cumprir o Código de Defesa do Consumidor, assegurando o direito das pessoas para que não venha a ser violado, trazendo maior segurança na hora e depois das compras”, afirma.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Governo anuncia pagamento de fevereiro para este sábado, 24

Jamile Romano

Governo divulga nova convocação de processo seletivo da Educação

Jamile Romano

Neguinho da Beija-Flor leva multidão à Gameleira na última noite de Carnaval

Marcio Nunes

Defensoria Pública do Acre inaugura nova unidade em Rio Branco nesta segunda-feira

Jamile Romano

Governo inicia preparativos para o Réveillon da Família 2024

Marcio Nunes

Prazo de adesão ao Refis se encerra no dia 22 de dezembro

Marcio Nunes