27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura segue com operação de guerra contra o mosquito da dengue

Publicado em 05/01/2024 06:01

A Prefeitura de Rio Branco tem intensificado cada vez mais as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya.

Na manhã desta sexta-feira (5), uma verdadeira operação de guerra foi realizada na região da Baixada da Sobral, onde a incidência da doença tem preocupado as autoridades em saúde da capital.

Somente na Baixada da Sobral, 120 agentes de endemias, divididos em 10 equipes, realizaram visitas domiciliares e aplicação de larvicidas nos quintais e dentro das residências.

Para o entomologista Janis Lunier, que coordena as equipes de saúde em campo, esse trabalho é fundamental para o combate ao mosquito. Ele conclama pela ajuda da comunidade.

“A gente sabe que estamos no período invernoso. Então, todo o cuidado tem que ser mantido. Nós estamos hoje aqui na Baixada Sobral, onde teve o maior número de casos notificados de dengue. A gente pede que a comunidade venha facilitar nossa entrada dentro das casas, porque se eles não nos ajudarem, não tem como a gente combater esse esforço, essa guerra contra esse mosquito.”

Isabele Machado, moradora da região da Baixada, considera o trabalho da prefeitura no combate à dengue muito importante para toda comunidade e relembra que há poucos dias foi vítima do mosquito. Ela reclama que nem todos tem o cuidado necessário para eliminar os focos dentro de seus lares.

“Está tendo muitos casos de dengue. Eu inclusive já tive esses dias e confesso que foi muito ruim. Então é muito importante combater o mosquito. Não deixarem a água parada, foco de mosquitos, porque muitas vezes a gente cuida do quintal da gente, mas tem outra pessoa que não cuida.”

Dados recentes da dengue, divulgados esta semana pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informam que foram confirmados 839 casos, 8.781 foram descartados e 1.604 casos que estão em investigação laboratorial.

Os bairros de Rio Branco que apresentam a maior presença de focos do mosquito da dengue são: Belo Jardim, Vila Acre, Cidade do Povo, Vitória, São Francisco, Taquari, Chico Mendes e Nova Estação.

 

[Assessoria]

 

Artigos Relacionados

Conselho Estadual de Fomento e Colaboração realiza capacitações

Marcio Nunes

Estado abre inscrições para seleção de artistas para o Carnaval da Família

Jamile Romano

No Acre, vendas do comércio varejista ampliado tem variação positiva de 1,5% e fica acima da média nacional

Jamile Romano

Acre se prepara para o Salão Nacional do Turismo

Marcio Nunes

Inscrições para concurso público para servidores efetivos do TJAC abrem nesta quarta-feira, 7

Jamile Romano

Grávida é presa transportando drogas em um táxi na BR-364

Jamile Romano