27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco lança programa que visa restaurar tampas das caixas de drenagem pluvial do município

Publicado em 30/01/2024 11:01

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), iniciou o projeto “Drenagem Segura”, uma solicitação direta do prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, que tem como objetivo fabricar e recompor as tampas das caixas de drenagem urbana que se encontram deterioradas ou inexistentes nos passeios públicos da capital. O projeto foi iniciado para a ação em 1.000 locais no município, e os trabalhos estão intensificados para que se possa proporcionar maior segurança e mobilidade nas calçadas de maior fluxo de pedestres, tais como: Avenida Sobral, Via Chico Mendes, Isaura Parente, Antônio da Rocha Viana, Rua Rio de Janeiro, Rua Minas Gerais, Rua Campo Grande e Valdomiro Lopes.

Inicialmente, foram fabricadas 250 tampas, de dimensões variadas, no canteiro de obras da própria SMCCI, e sua produção é feita de acordo com um levantamento prévio feito in loco pela equipe de engenharia da secretaria. Outro fator relevante é a economia dos recursos públicos por parte da Prefeitura de Rio Branco que, ao invés de abrir licitação para a compra destas tampas, decidiu pela fabricação, utilizando insumos e mão de obra próprios.

O engenheiro civil Álvaro Soler esclarece que esse tipo de trabalho necessita de uma manutenção recorrente e constante.

“A nossa intenção é que a população se sinta mais segura em transitar pelas vias de passeio público e a manutenção desses itens do sistema de drenagem é de fundamental importância para garantir o fluxo dos pedestres sem maiores intercorrências.”

Segundo o secretário da SMCCI Joabe Lira o projeto foi determinação do próprio do Prefeito da capital.

“As calçadas vão permitir mais segurança aos transeuntes. Além disso as caixas de drenagem limpas e liberadas evitam as alagações das vias estruturantes evitando o acúmulo de águas nas ruas que podem acarretar aquaplanagem e causar acidentes de trânsito. O lançamento do projeto “Drenagem Segura” será nesta terça-feira (30), na rotatória da Sabenacre , às 8h.”

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

“Caso Jonhliane”: Justiça indefere Habeas Corpus a Ícaro Pontes por ter descumprido medidas do regime aberto

Jamile Romano

Governo finaliza processo judicial para doação da área de ocupação Marielle Franco

Marcio Nunes

Mais seis cirurgias oftalmológicas foram realizadas com sucesso neste final de semana na Fundhacre

Jamile Romano

Governo do estado se manifesta sobre morte de paciente no PS

Marcio Nunes

Bocalom recebe doação de 48 M³ de madeira para o programa 1.001 Dignidades

Marcio Nunes

Durante as noites de carnaval Estado do Acre registrou 45 ocorrências, aponta Polícia Militar

Jamile Romano