Atualizada em 04/12/2023 15:43
O Curso Operacional Integrado (COI), oferecido pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), foi oferecido para 80 profissionais das forças de segurança do Estado do Acre. Entre os profissionais estavam 30 policiais penais.
O COI teve início na segunda-feira, 27, no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), em Rio Branco, com instruções sobre armamento, munição e tiro, sobrevivência policial e se encerrou neste sábado, 9, com aulas práticas de abordagem policial, no Parque de Exposições Wildy Viana.
O policial penal Raif Araújo Neto foi um dos instrutores do curso. Ele explicou que Polícia Penal trabalha em várias operações fora do presídio, principalmente as especializadas, como a Unidade de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Umep), o Grupo Penitenciário de Ações Especiais (Gpoe), o Grupo de Ações com Cães (GAC) e o Serviço de Operações e Escolta (SOE), que atuam com frequência nas operações de rua. “Quando você tem um treinamento alinhado, diante de um conflito armado, todas as forças já vão saber que protocolos vão seguir, no mesmo alinhamento”, disse.
A policial penal Elissandra Silva, que participou do curso, destacou que a integração entre as forças de segurança é de suma importância, pois a sociedade só tem a ganhar, além de trazer crescimento profissional. “Nós adquirimos muito conhecimento na área de segurança pessoal, além de podermos tirar algumas dúvidas”, ressaltou.
[Agência de Notícias do Acre]