25.2 C
Rio Branco
terça-feira, 7 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Política

Polícia Federal conclui que Bolsonaro não “importunou” baleia jubarte

Publicado em 27/03/2024

A Polícia Federal concluiu o inquérito que apurava se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia jubarte durante um passeio de jet ski, em São Sebastião, no litoral paulista. O caso ocorreu no feriado de Corpus Christi de 2023.

Para o delegado responsável pela investigação, Breno Adami Zandonadi, por mais que “as condutas dos investigados se mostraram inadequadas”, as provas dos autos “não chegaram a efetivamente representar os intencionais molestamentos previstos no tipo penal”. Ou seja: o ex-presidente não foi indiciado.

O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público Federal, a quem cabe decidir se há elementos para oferecer denúncia. O MPF também pode solicitar mais diligências.

Histórico

A investigação durou cinco meses e foi aberta a partir da publicação de um vídeo nas redes sociais, em que Bolsonaro aparece em um jet ski com motor ligado a aproximadamente 15 metros do animal.

A lei brasileira proíbe pesca e “molestamento intencional” desses animais nas áreas litorâneas. A pena para esse tipo de crime é de dois a cinco anos de prisão, além de multa.

 

[CNN]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moraes escolhia alvos e pedia ajustes em relatórios contra bolsonaristas, mostram mensagens

Jamile Romano

STF: Nunes Marques desempata e anula condenações de Palocci

Raimundo Souza

Contas públicas têm déficit de R$ 38,8 bi em junho e fecham pior 1º semestre desde 2020

Jamile Romano

Emendas Pix: deputados mandam R$ 171 milhões a prefeitura de parentes; parlamentar do Acre esta na lista

Jamile Romano

Pesquisa Delta: o cenário do primeiro mês de Mailza Assis no Governo

Alessandra Karoline

Pesquisa Delta: Alan Rick lidera corrida ao governo do Acre com 42%; Mailza Assis e Bocalom dividem segundo lugar

Alessandra Karoline