27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Petecão aposta na cafeicultura e garante R$ 1,7 milhão para investimentos na produção

Publicado em 21/12/2023 11:12

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) anunciou, nesta quarta-feira (20), o empenho de recursos federais no valor de R$ 1,7 milhão. Afirmou que se destinam aos municípios de Assis Brasil, Xapuri e Rodrigues Alves para a aquisição de mudas de café e de insumos (adubos e calcário).

Informou também provirem os recursos de sua indicação junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Destacou que as áreas de cultivo do café no Acre vêm aumentando a cada ano, atraindo novos produtores, que começaram a apostar na cultura como principal atividade de suas lavouras.

“Essa conquista impulsiona a produção de café, gerando mais empregos e trazendo mais prosperidade aos produtores rurais, especialmente aos pequenos agricultores desses municípios, que nem sempre dispõem de recursos para a fertilização das terras e a aquisição de mudas, promovendo, assim, um desenvolvimento agrícola mais equilibrado e sustentável”, argumentou.

Para o senador, o governo estadual, em parceria com os municípios, deve fomentar a pesquisa e a assistência técnica. Para isso, deve investir dinheiro a fim de ampliar a cafeicultura de excelência no estado. Em sua opinião, o café produzido em solo acreano tem qualidade comprovada, pois já é comercializado no mercado interno e pode também ir para países vizinhos, como a Bolívia e o Peru.

“Recentemente, participei da Feira Internacional Expoalimentária 2023, que aconteceu em Lima, capital do Peru. Lá, tive a grata surpresa de encontrar expondo no stand do Brasil o Beto Moreto, proprietário do Café Contri, produzido em Rio Branco, entusiasmado com as novas perspectivas de mercado, ” declarou.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Sisu 2024, único do ano, abrirá inscrições em 22 de janeiro; veja cronograma

Jamile Romano

Conheça os números emergenciais das forças de segurança

Jamile Romano

Balanço da Polícia Civil mostra resultados significativos no combate ao crime organizado

Marcio Nunes

21 Dias de Ativismo: Ceam do Juruá encerra atividades com Pit Stop

Marcio Nunes

“Caso Jonhliane”: Justiça indefere Habeas Corpus a Ícaro Pontes por ter descumprido medidas do regime aberto

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre reforça efetivo durante Carnaval em todo o estado

Jamile Romano