27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Geral

Operação da PF investiga advogados por passar supostas informações a facções no Acre

Publicado em 30/11/2023 10:11

 A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Penal, deflagrou nesta quinta-feira (29/11/2023), a Operação Cupiditas, com o objetivo de desmantelar uma rede de transmissão de ordens de líderes de organização criminosa, que estão presos na Penitenciária Amaro, para integrantes que estão em liberdade. A rede contava com a participação de advogados.

Cerca de 40 policiais cumprem 5 mandados de prisão preventiva e 6 mandados de busca e apreensão em dois estados: Acre e Espírito Santo.

A investigação teve início em janeiro de 2023 e revelou um esquema organizado capitaneado por alguns advogados que se utilizavam de suas prerrogativas para intermediar a transmissão de mensagens dos chefes da organização criminosa para membros das ruas, com a finalidade de manter a condução e organização dos trabalhos criminosos, tendo em vista que aqueles se encontram encarcerados.

Também foi apurado que um desses advogados teve contato direto, à mando dos principais líderes da organização no Acre, com importante liderança dessa organização no Rio de Janeiro, com a finalidade de pleitear demandas em nome daqueles.

Os investigados, a princípio, responderão pelos crimes de integrar organização criminosa, cuja pena é de reclusão de 3 a 8 anos, além de eventuais delitos relacionados.

A operação foi chamada de “Cupiditas” – que no latim significa ganância – em alusão aos investigados que a todo tempo se utilizavam de garantias e direitos para ascenderem na organização criminosa.

Artigos Relacionados

TJAC estabelece ponto facultativo na próxima sexta, 29

Jamile Romano

Receita abre nesta terça (2) prazo para autorregularização de dívidas tributárias

Jamile Romano

Após feriado natalino, unidades básicas de saúde municipais voltam a funcionar normalmente

Jamile Romano

Audiência Pública debate desafios dos motociclistas no Acre

Marcio Nunes

Sesacre recomenda que população volte a usar máscaras após aumento de casos de Covid-19

Jamile Romano

Acre assina acordo histórico para preservação das florestas

Marcio Nunes