31.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 21 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

O senador Alan Rick sugere a eliminação da segunda fase do Revalida no Programa Mais Médicos

Atualizada em 22/03/2025 10:41

Foto: Reprodução do Instagram

O Senador Alan Rick, com a finalidade de simplificar o procedimento de revalidação de diplomas e assegurar a presença de médicos onde a população mais necessita, apresentou na quarta-feira, 19, o Projeto de Lei 1113/2025. A proposta tem como objetivo modificar as Leis no 13.959/2019 e no 12.871/2013, melhorando o Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) e o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Obtidos em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras (Revalida).

O núcleo do projeto consiste em eliminar a fase de avaliação de habilidades clínicas do Revalida – um teste que simula consultas médicas – para os médicos brasileiros formados no exterior que já estão em atividade há pelo menos quatro anos no PMMB. Para obter a dispensa, os trabalhadores precisam ser aprovados nos cursos de capacitação estabelecidos pela Lei no 12.871/2013 e não terem sido penalizados conforme a mesma lei.

Adicionalmente, o Projeto de Lei sugere estender de quatro para cinco anos o prazo para os médicos intercambistas poderem trabalhar no PMMB sem a necessidade de revalidação do diploma.

Alan Rick argumenta que a vivência prática dos médicos no PMMB, juntamente com a avaliação constante a que são submetidos no programa, é um método mais eficiente para medir a competência desses profissionais do que o exame que simula consultas. Ele enfatizou a relevância do Programa Mais Médicos para assegurar o acesso à saúde em cidades isoladas e regiões de maior vulnerabilidade social, onde o programa atualmente assiste mais de 78 milhões de indivíduos.

“Nosso objetivo com este projeto é reforçar a presença desses profissionais, valorizar a experiência obtida no serviço à comunidade e assegurar que o acesso à saúde não seja comprometido”, declarou o Senador Alan Rick.

O senador apresentou o projeto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pediu apoio. Agora, o PL 1113/2025 está em andamento no Congresso Nacional.

Veja mais no Instagram do Senador:

Artigos Relacionados

Governo incentiva organização social de agricultores familiares da comunidade Iquiri em Senador Guiomard

Raimundo Souza

TJAC promove reunião para oportunizar trabalho para remição de pena de reeducandas

Jamile Romano

Programa Asfalta Rio Branco avança na revitalização das ruas da cidade

Marcio Nunes

Na última semana do Agosto Lilás, governo do Acre alcança mais de mil mulheres nos municípios do interior

Raimundo Souza

Aulas da rede estadual no AC são retomadas após uma semana de suspensão por conta da fumaça

Jamile Romano

Na véspera do Dia Internacional da Mulher servidoras da Semeia comemoram a data com homenagem ao prefeito de Rio Branco

Marcio Nunes