Foto: Apresentador e jornalista José Alex e o entrevistado Jesse Tavares Leitão
O programa “O X da Questão“, transmitido ao vivo pela TV Rio Branco canal 8.1 e rádio FM Cidade 107.1, de domingo, 17, apresentado por José Alex, trouxe à tona um debate crucial sobre a importância do terceiro setor e as estratégias de fomento e colaboração com o poder público. O episódio teve como convidado Jesse Tavares Leitão, presidente do Conselho Estadual de Fomento e Colaboração (CONFOCO-AC).
A abertura do programa ressaltou a relevância de associações e ONGs na atuação em áreas onde o governo e a iniciativa privada não chegam. Foi destacado que o apoio governamental a essas entidades deve ser uma política de cidadania, não um favor, e o governo do Acre foi parabenizado pela criação do CONFOCO-AC, que visa fortalecer esse diálogo.

Foto: Apresentador e jornalista José Alex e o entrevistado Jesse Tavares Leitão
Na entrevista, Jesse Leitão detalhou a atuação do CONFOCO-AC, descrevendo-o como um canal de diálogo entre a sociedade civil e a administração pública. O conselho trabalha para garantir que os recursos cheguem às entidades por meio de parcerias com o estado. O presidente explicou que o CONFOCO-AC oferece capacitações para auxiliar as instituições na preparação da documentação e planos de trabalho, além de simplificar o processo, exigindo apenas quatro certidões e quatro declarações, um número significativamente menor do que o solicitado pelo governo federal. A orientação na prestação de contas dos recursos recebidos também é uma das funções do conselho.

Foto: Apresentador e jornalista José Alex e o entrevistado Jesse Tavares Leitão
O quadro final, “ Pra Quem você Tira ou não Tira o chapéu?“, onde o convidado manifesta sua aprovação para determinados temas, trouxe à tona uma série de elogios de Jesse Leitão. Ele “tirou o chapéu” para:
- Governo Federal na Área Social: Pela destinação de recursos importantes para o desenvolvimento socioeconômico do estado.
- Governo do Estado e Emendas Parlamentares: Pela parceria entre os poderes executivo e legislativo na destinação de recursos para a população mais necessitada.
- Assembleia Legislativa: Pelo compromisso dos 24 parlamentares em destinar emendas para as organizações sociais.
- Assistência Social no Terceiro Setor: Por sua importância fundamental em acolher e ajudar a população em diversos problemas sociais.
- Equipe de Governo: Pela condução transparente e dedicada das políticas públicas.
- Governador e Vice-Governadora: Pela sensibilidade e o compromisso de Gladson Cameli e Mailza Assis.
O programa concluiu reforçando a importância da colaboração e do diálogo entre os setores para o bem-estar social no estado.

