24.3 C
Rio Branco
sábado, 26 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

O levantamento do governo indica que a tempestade de fumaça que atingiu o Acre veio do sul do Amazonas.

Atualizada em 03/09/2024 14:58
Foto: cedida

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (Sema/AC) emitiu um aviso nesta terça-feira (3) informando que a qualidade do ar no estado piorou.

O Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), que está ligado à Sema, afirma que o acúmulo de fumaça é resultado dos muitos focos de calor na Amazônia, com a maior quantidade de fumaça proveniente do sul do Amazonas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um limite seguro de 15 microgramas por metro cúbico (g/m3). No entanto, os dados do Cigma mostram que a qualidade do ar nos municípios acreanos aumentou na média diária.

O levantamento também afirma que a qualidade do ar na região do Baixo Acre é a mais crítica. Rio Branco, a capital de Acra, teve uma concentração de partículas média de 193,65 (g/m3) – 13 vezes acima do recomendado pela OMS – o que a torna extremamente ruim.

Além disso, os níveis de poluentes permaneceram extremamente baixos durante o dia nas áreas de Alto Acre, Purus, Tarauacá-Envira e Juruá.

Artigos Relacionados

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 11 de setembro

Jamile Romano

Fundhacre participa de integração ensino-serviço para futuros médicos com palestras sobre normas e rotinas do complexo hospitalar

Raimundo Souza

Sessão Solene na Aleac Homenageia Advogados Criminalistas do Acre

Marcio Nunes

Em voo inaugural de retorno da Azul ao Acre, Gladson Cameli destaca apoio da bancada federal e lembra que ninguém governa sozinho

Jamile Romano

Segurança e Saúde do Estado fazem resgate de paciente em aldeia indígena de Assis Brasil

Jamile Romano

Petecão indica procuradora Patrícia Rêgo para receber o Diploma Bertha Lutz no Senado

Marcio Nunes