27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Política

Velloso propõe que ingresso de estudante seja observada apresentação de laudo oftalmológico e psicopedagógico

Publicado em 30/11/2023 11:11

Projeto do deputado Eduardo Velloso (UB), apresentado à Câmara dos Deputados, dispõe que para admissão do estudante no ensino fundamental e médio, será observada a apresentação de laudo oftalmológico e psicopedagógico realizados por profissional habilitado. Velloso enfatizou que a saúde visual e o acompanhamento psicopedagógico são essenciais para a trajetória educacional de todo o aluno, ”contribuindo para a formação plena dos estudantes”.
Pela proposta, segundo o deputado, Estados e o Distrito Federal deverão realizar gratuitamente o exame oftalmológico e a emissão de laudos psicopedagógicos cujos resultados serão registrados em prontuários individuais, a fim de resguardar a privacidade e proteção de dados individuais. O projeto propõe ainda a obrigatoriedade de realização anual de avaliações clínicas com médicos oftalmologistas e profissionais psicopedagógicos nas escolas de educação básica. Com o acompanhamento especializado, destacou o parlamentar, é possível implementar estratégias que permitam que cada aluno atinja seu potencial máximo, ”preparando o estudante a se tornar um cidadão crítico, participativo e capaz de contribuir positivamente para a sociedade”.
Frentes essenciais
De acordo com Velloso, o projeto vai agir em 2 frentes; a oftalmológica, que contando com médicos especializados busca identificar precocemente qualquer problema visual e garantir intervenções oportunas. Por outra frente, destaca o parlamentar, haverá o acompanhamento realizado por profissionais psicopedagógicos que realizarão avaliações anuais a fim de contribuir para a detecção (e correção) de eventuais dificuldades de aprendizagem, distúrbios cognitivos ou emocionais que possam prejudicar o desenvolvimento educacional do estudante.
Segundo Eduardo Velloso- médico de formação- as avaliações oftalmológicas e psicopedagógicas preventivas (e eventualmente corretivas) virão garantir seguramente um desempenho escolar adequado, a participação ativa dos alunos nas atividades educacionais e a absorção esperada do conteúdo pedagógico, ”contribuindo decisivamente para a melhora do processo educativo, dado essencial para o progresso e desenvolvimento de qualquer país”.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

PGR pede ao STF abertura de inquérito para investigar Janones

Marcio Nunes

Conselho de Ética da Câmara abre processo contra André Janones

Marcio Nunes

Congresso faz ofensiva para ampliar verbas políticas bilionárias em ano eleitoral

Jamile Romano

Projeto sobre Mercado de Carbono deve atender as necessidades e expectativas dos povos da Amazônia, afirma Socorro Neri

Marcio Nunes

Ministra Nancy Andrighi se pronuncia sobre afastamento de Gladson Cameli

Marcio Nunes

Projeto de Roberto Duarte que pune o uso de cerol é aprovado na Câmara dos deputados

Jamile Romano