33.3 C
Rio Branco
sábado, 7 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Na Cidade do Povo, vice-governadora Mailza entrega certificados a participantes do Programa Mulheres Mil

Publicado em 23/12/2025

A vice-governadora Mailza Assis entregou nesta terça-feira, 23, certificados de conclusão do curso de Empreendedorismo pelo Programa Mulheres Mil, promovido pelo Instituto Federal do Acre (Ifac). A iniciativa tem como foco a qualificação profissional e a inserção de mulheres no mercado de trabalho, com estímulo à autonomia econômica e à geração de renda.

A cerimônia foi realizada no auditório da Escola Raimunda Silva Pará, na Cidade do Povo, em Rio Branco, e certificou 24 alunas do curso de Microempreendedoras Individuais. A formação é voltada à inclusão produtiva e ao fortalecimento social feminino.

Na oportunidade de abertura, o jornalista, advogado, servidor do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) Moisés Alencastro, de 59 anos, achado morto na noite desta segunda-feira, 22, recebeu uma homenagem com um minuto de silêncio e uma salva de palmas.

Mulheres foram certificadas por meio do Programa Mulheres Mil. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Durante o evento, a vice-governadora, que também é secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, destacou o simbolismo do momento para as participantes. “Estamos celebrando conquistas, superações e novos começos. Quando uma mulher tem acesso à educação e à qualificação, ela transforma a própria vida e também o seu entorno”, afirmou Mailza, ao parabenizar as concluintes.

Segundo a vice-governadora, o certificado recebido representa mais do que a conclusão de um curso. “Vocês chegaram até aqui com coragem, dedicação e vontade de mudar a própria história. Esse certificado representa esforço, aprendizado e, principalmente, autonomia”, ressaltou.

Vice-governadora falou da importância da certificação de mulheres que estão em vulnerabilidade. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Programa Mulheres Mil

O programa Mulheres Mil é uma política pública transformadora, voltada especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O reitor do Ifac, Fábio Storch, explicou que o foco é apoiar mulheres em vulnerabilidade social do estado.

“A realização desses cursos é graças a uma parceria importante do governo do Estado, através do Gabinete da nossa vice-governadora, que tem potencializado oportunidade para as mulheres que mais precisam. Então, agradecemos e parabenizamos a nossa vice-governadora, que é uma mulher forte, uma mulher empoderada e também representa exemplo aqui para as nossas mulheres”, afirmou.

Fabiane Souza da Silva (esquerda) e Roberta do Nascimento (direita) foram certificadas. Foto: Ingrid Kelly/Secom.

Oportunidade e recomeço

Em Rio Branco, as participantes se qualificaram como cuidadoras de idosos e microempreendedoras individuais, áreas que oferecem oportunidades reais de inserção no mercado.

Aos 18 anos, a jovem Fabiane Souza da Silva, que é mãe da pequena Mirian Souza, de 10 meses, fez o curso e foi uma das certificadas no curso de Empreendedorismo.

“Eu estudava na Escola Frei Heitor, vi quando falaram do curso e me inscrevi. Sou casada e tenho apoio do meu marido. Mas não foi fácil, levava a neném comigo e as meninas me ajudavam. Agora pretendo abrir um negócio de venda de doces”, falou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Segurança Pública realiza voo de monitoramento em áreas alagadas

Marcio Nunes

Marina Silva cancela vinda ao Acre por conta do aumento das queimadas

Jamile Romano

Prefeitura acolhe famílias atingidas pela cheia dos igarapés que cortam a cidade

Marcio Nunes

Veja o programa “O X Questão” de ontem, domingo, 29, na “TV Rio Branco canal 8.1” e “Rádio Cidade FM 107.1 Acre”

Raimundo Souza

Acre tem possibilidade de chuvas ao longo desta quarta-feira (8); confira temperaturas

Jamile Romano

Câmara derruba veto ao projeto que institui Censo Municipal de Autismo e Deficiência

Marcio Nunes