26.4 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC recomenda à Secretaria de Infraestrutura de Rio Branco adequar fiscalização de obras urbanas

Publicado em 13/06/2025

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria Especializada de Habitação e Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural, expediu recomendação à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Rio Branco (Seinfra) para adequar a fiscalização de empreendimentos urbanos às normas legais.

A medida visa assegurar que os autos de infração emitidos pela Seinfra contenham descrição detalhada e objetiva das irregularidades constatadas, incluindo fatos específicos, medidas exatas, normas violadas e recomendações para regularização. A ausência desses elementos, conforme apurado pela Promotoria, compromete o direito de defesa dos autuados e pode gerar nulidade do ato administrativo.

A recomendação destaca a obrigatoriedade de motivação nos autos, conforme previsto na Lei Federal n.º 9.784/99 e no Plano Diretor de Rio Branco (Lei n.º 2.222/2016), além de determinar a revisão dos modelos de autuação para incluir registros visuais e informações técnicas precisas. A Seinfra tem 30 dias úteis, a partir da publicação, para informar as providências adotadas.

O MPAC alerta que o descumprimento da recomendação poderá resultar em medidas judiciais para garantir a efetividade das normas urbanísticas. O documento também foi encaminhado à Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre para ampla divulgação.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Nota pública sobre apoio do governo do Acre durante ocorrência de incêndio na Bolívia

Raimundo Souza

Do Acre para o mundo: Estudantes de Rio Branco embarcam para jornada na NASA e Disney

Alessandra Karoline

Nota Pública sobre mobilização do Estado após desabamento da ponte de Sena Madureira

CIEE abre vagas de estágio para Administração e Construção Civil no Acre

Prefeitura de Rio Branco recebe a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

Marcio Nunes

Acre e República Dominicana assinam memorando de entendimento para a promoção de negócios

Marcio Nunes