24.3 C
Rio Branco
sábado, 26 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC adere a acordo firmado entre o CNMP e o STJ para racionalizar a tramitação de processos

Atualizada em 15/08/2024 11:09

Nesta terça-feira, 13, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) aderiu ao acordo de cooperação técnica firmado entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) para racionalizar a tramitação de processos e executar projetos nas áreas de prevenção de litígios, gerenciamento de precedentes qualificados e resolução consensual de conflitos.

Assinaram o termo de adesão, em solenidade realizada em Brasília, o presidente do CNMP, Paulo Gonet; a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura; o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e procurador-geral de Justiça do MP de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; além de representantes das 14 unidades do Ministério Público que aderiram ao acordo.

Pelo MPAC, o procurador de Justiça e membro auxiliar da Ouvidoria Nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, assinou o termo representando o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento.

Por meio do acordo, o CNMP tem acesso direto a dados do sistema informatizado do STJ, reconhecido como um órgão de referência na adoção de jurimetria – análise estatística de dados jurídicos – trazendo um importante aporte de conhecimento para o Conselho Nacional.

Em maio deste ano, durante a 7ª Sessão Ordinária, o CNMP lançou o portal de acompanhamento de processos de interesse do Ministério Público brasileiro no STJ. Desenvolvido como parte do mesmo acordo de cooperação técnica com o Tribunal, o portal surgiu da necessidade de uma atuação articulada e estratégica do Ministério Público na defesa de suas teses de interesse institucional.

Com uma interface de painel de Business Intelligence (BI), o portal possibilita a integração de esforços para a racionalização da tramitação de processos e a execução de projetos de interesse comum, focando na prevenção de litígios, no gerenciamento de precedentes qualificados e na promoção da resolução consensual de controvérsias.

Para a implementação do acordo, o STJ encaminha periodicamente os dados das ações em tramitação na Corte, os quais são armazenados no portal do CNMP.

 

[Agência de Notícias do MP/AC]

Artigos Relacionados

Acre assina contrato do Fundo Amazônia com BNDES para investimento em setores ambientais

Jamile Romano

Afonso Fernandes parabeniza time de handebol do Acre por conquista em campeonato nacional

Jamile Romano

Seminário Estadual da Primeira Infância no Contexto Indígena recebe representantes estaduais da Assistência Social

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza Assis: “Rio Branco, 142 anos de história e orgulho para os acreanos”

Raimundo Souza

Operadora de Plano de saúde deve reestabelecer prestação de serviço a paciente com doença grave

Jamile Romano

Jovens acreanos cantam as raízes nortistas no IV Festival Sol Maior

Marcio Nunes