23.6 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Moraes concede prisão domiciliar a condenado do 8/1 com câncer

Publicado em 29/03/2025

Alexandre de Moraes Foto: Gustavo Moreno/STF

Ministro impôs algumas condições para conceder liberdade a Jaime Junkes

Uma semana após rejeitar o pedido de prisão domiciliar para Jaime Junkes, condenado pelo 8 de janeiro que luta contra um câncer de próstata e que tem problemas cardíacos, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou atrás e permitiu que Jaime cumpra pena em casa. A decisão foi proferida nesta sexta-feira (28).

No dia 21 de março, Moraes tinha decidido rejeitar o pedido da defesa em relação à prisão domiciliar e permitiu apenas que Jaime saísse da prisão para tratamento médico. No entanto, o ministro voltou a deliberar sobre o caso nesta sexta e, desta vez, entendeu que há possibilidade de concessão do benefício em razão do quadro de saúde de Jaime.

– No caso dos autos, embora o réu tenha sido condenado à pena de 14 (quatorze) anos, sendo 12 (doze) anos e 6 (seis) meses de reclusão e 1
(um) ano e 6 (seis) meses de detenção e 100 (cem) dias-multa, cada dia multa no valor de 1/3 (um terço) do salário mínimo, em regime inicial
fechado, a sua grave situação de saúde, reiteradamente comprovada nos autos, admite a concessão de prisão domiciliar – afirmou.

Ao expedir a decisão de soltura, o ministro, porém, estabeleceu algumas condições, como o utilização de tornozeleira eletrônica; e as proibições de uso das redes sociais, de comunicação com envolvidos no 8 de janeiro, de concessão de entrevistas, e de receber visitas, salvo se elas forem realizadas por seus familiares, pela defesa ou por pessoas autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal.

A liberdade de Jaime se junta a outro caso que gerou bastante repercussão nos últimos, o da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, que também teve a prisão domiciliar concedida por Moraes. Ela estava presa preventivamente desde 17 de março de 2023 por ter pichado de batom a estátua A Justiça, localizada na frente do STF, com a frase “Perdeu, mané”.

Pleno News

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco promove Feira de Adoção de Pets com vacinação antirrábica gratuita

Raimundo Souza

Segunda noite do 25º Festival do Açaí em Feijó encanta público com show de Marília Tavares e escolha da Garota Açaí 2024

Raimundo Souza

Estado executa melhorias no Ramal do Socó, em Tarauacá, beneficiando mais de 55 famílias

Redacao

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 6 de setembro

Raimundo Souza

Servidores do Procon concluem curso sobre sistema ProConsumidor

Raimundo Souza

Mazinho e Meire conseguem destravar repasses de emendas PIX para Sena Madureira após articulação com Flávio Dino

Kevin Souza