24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Ministério da Justiça prorroga atuação da Força Nacional no Acre

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, prorrogou por mais 90 dias, o uso da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em apoio ao Estado do Acre e aos órgãos de segurança pública. A medida foi publicada na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (6).

Na portaria, Dino decreta que a Força Nacional, auxilie, em caráter episódico e planejado nas ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense e nas atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio de 7 de dezembro de 2023 a 5 de março de 2024.

A cidade-sede da operação da Força Nacional será a capital Rio Branco, que deverá ter o apoio logístico do órgão demandante, que irá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.

Em março deste ano, o ministro Dino já havia prorrogado por 90 dias a permanência das forças federais no Acre. Em setembro, ele prorrogou novamente por mais 90 dias.

Queimadas

Em novembro, o ministro também prorrogou o uso da Força Nacional no combate às queimadas no Acre, que atingiram níveis preocupantes em 2023.

“O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, diz trecho do decreto.

O envio de equipes da Força Nacional para ajudar no combate aos incêndios florestais foi feito em agosto deste ano, proposta pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. Na época, o decreto tinha validade de 90 dias, o que foi prorrogado agora.

[Contilnet]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre recaptura foragido condenado por planejar ataque armado em Rio Branco

Jamile Romano

Nota de Esclarecimento sobre a Portaria Regulamentar n° 07, publicada em 3 de outubro de 2025

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre prende mulher por exercício ilegal da medicina em Rio Branco

Raimundo Souza

Deolane Bezerra passa a noite na cadeia. O que vai acontecer com ela?

Raimundo Souza

Jovem é morto a golpes de canivete após desentendimento em clube de campo sintético no interior do Acre

Jamile Romano

Polícia Civil participa da abertura da Expoacre com a delegacia itinerante

Raimundo Souza