27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Brasil

Menino de 11 anos é aprovado em Universidade e Justiça assegura sua vaga

Publicado em 12/01/2024 10:01

Luan Gabriel Aguiar Gama, de 11 anos, foi aprovado no vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mas precisou que o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) assegurasse sua vaga.

O ficou conhecido decido a sua participação no quadro Pequenos Gênios, no Domingão do Huck, quando se destacou pelos longos cálculos matemáticos feitos sem calculadora, e pelos conhecimentos em geografia.

O juiz responsável pelo caso, Marcelo Vieira, disse que o garoto respondia aos critérios para altas habilidades e superdotação acadêmica.

“Assim, em um cenário ideal, já havendo o diagnóstico de altas habilidades, entendo que seria necessária uma avaliação multidisciplinar para determinar se o avanço escolar seria capaz de produzir algum prejuízo significativo ao aluno”, disse o magistrado.

Luan Gabriel cumpriu suas obrigações até o 5º ano do Ensino Fundamental, entretanto foi solicitado que a Secretaria de Educação do Amazonas desse a oportunidade ao jovem para realizar exames de avanço escolar, para que pudesse ingressar na universidade.

Ainda foi pedida uma avaliação de saúde mental para o menino, visto que o ambiente universitário é consideravelmente diferente em relação aos que ele já está habituado.

“Merece destaque o fato de que pessoas, em especial crianças, que possuem altas habilidades, podem ter nuances muito próprias no que tange ao aspecto emocional, podendo até mesmo desenvolver quadros ansiogênicos ou de depressão, fato este, inclusive, destacado em laudo psicológico”, ressalta o juiz.

Os exames serão realizados em 45 dias e durante este período a vaga de Luan Gabriel está assegurada, para que ele consiga terminar as avaliações necessárias.

 

[Metrópoles]

Artigos Relacionados

Auxílio a pescador atingido por seca no Norte começa a ser pago hoje

Marcio Nunes

Decisão impede Bolsonaro de sair do país e ter contato com investigados

Marcio Nunes

Contribuinte tem até 1º de abril para pagar à Receita Federal débitos com 100% de desconto

Jamile Romano

Fora de conrole: Brasil ultrapassa 650 mil casos de dengue

Jamile Romano

A cada dez brasileiros, oito estão endividados, mostra pesquisa

Marcio Nunes

Vacina da dengue é coberta pelo plano de saúde? Entenda

Jamile Romano