35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Marchetaria do Acre recebe prêmio da Unesco e Conselho Mundial do Artesanato

Publicado em 30/04/2024

Santiago do Chile foi palco do evento que celebrou a arte e a cultura sul-americana: o Mercado das Indústrias Culturais do Sul – MICSUR 2024. Durante este encontro, ocorreu o Prêmio de Excelência Artesanal para a América do Sul, organizado pelo Conselho Mundial do Artesanato (CMA). Este ano, o evento coincidiu com a premiação bienal que reconhece os artesãos mais talentosos da região.

O Brasil brilhou com 15 produtos na competição, representando a diversidade e riqueza do artesanato nacional, com peças oriundas de estados como Acre, Paraíba, Ceará, Bahia e Minas Gerais. Um dos critérios para seleção dos produtos foi a participação no Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, ressaltando o importante papel do Sebrae no apoio ao setor artesanal brasileiro.

Artesãos de nove países da América do Sul estiveram presentes, onde os produtos do Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile também concorreram ao cobiçado prêmio.

O artesão acreano Maqueson Pereira da Silva destacou-se entre os participantes. A peça produzida por ele, uma bolsa feminina – CLUTCH, não só concorreu, como também foi agraciada com o Prêmio de Excelência Artesanal.

Maqueson, com uma trajetória de mais de 35 anos dedicados ao artesanato, onde em muitos destes conta com o apoio do Sebrae no Acre, já é um nome conhecido no Brasil e no exterior, com prêmios nacionais como o TOP 100 de Artesanato e trabalhos de destaque, como a ambientação da loja da Farm, em Londres. Este prêmio internacional é um reconhecimento da dedicação e profissionalismo do artista.

O selo de excelência da Unesco e do CMA confirma que a produção artesanal do Acre está se modernizando e preservando a identidade cultural. Entre 96 peças inscritas por sete países sul-americanos, apenas 16 artesãos foram premiados, e Maqueson, de Cruzeiro do Sul, está entre eles, uma verdadeira honra para o Artesanato Acreano.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em busca de soluções inovadoras, Saúde de Rio Branco conhece experiências bem-sucedidas em Ariquemes

Marcio Nunes

Com mais de 5 mil casos prováveis de dengue, Acre tem maior incidência do país a cada 100 mil habitantes

Jamile Romano

Defensoria Pública do Acre amplia oferta de apoio psicológico e social para público assistido e servidores

Marcio Nunes

Marcus Alexandre vai restabelecer calendário esportivo com inclusão do X1 e X2

Jamile Romano

Cruzeiro do Sul: MPAC ajuíza ação civil pública para regularização do Centro de Zoonoses

Jamile Romano

Acre dialoga sobre turismo na natureza e biodiversidade em Foz do Iguaçu

Jamile Romano