33.3 C
Rio Branco
sábado, 7 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Mailza inaugura Cozinha Solidária Marielle Franco e reforça compromisso com segurança alimentar

Publicado em 23/12/2025

A vice-governadora Mailza Assis inaugurou, nesta terça-feira, 23, a Cozinha Solidária Marielle Franco, no bairro Habitasa, em Rio Branco. A iniciativa integra a Ação Pop Rua e a Ação Especial de Natal, fortalecendo as políticas públicas de segurança alimentar e assistência social voltadas à população em situação de rua e em extrema vulnerabilidade social.

Durante a solenidade, Mailza destacou a importância da ação. “Hoje estamos firmando um pacto com a vida, com a dignidade e com o cuidado. A Cozinha Solidária nasce como um símbolo concreto de esperança para quem mais precisa, especialmente para a população em situação de rua”, afirmou.

A iniciativa é resultado de uma ampla articulação interinstitucional envolvendo a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), a Cozinha Solidária Marielle Franco, a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, a Superintendência do Patrimônio da União, Casa Terapêutica Vida Plena e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Comunidade do Mutambo vai ser beneficiada. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Segundo a vice-governadora, a Cozinha Solidária passa a funcionar como um equipamento estruturante da Política de Segurança Alimentar e Nutricional. “Fortalece, de forma permanente, a garantia do direito humano à alimentação adequada, transformando um imóvel público em um instrumento real de proteção social e combate à fome”, ressaltou.

Superintendente da SPU, Thiago Mourão falou que o órgão garantiu o espaço como forma de ajudar a população do Acre. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

O papel da SPU foi fundamental na cessão do imóvel conhecido como Casa do Habitasa. “É a realização de um sonho, fizemos várias reuniões à procura de um lugar propício. Essa cozinha tem a união de vários atores e hoje estamos concretizando esse sonho. Esse imóvel estava parado há anos e cedemos para um fim importante, que é garantir alimento a quem precisa. Encerramos o ano com muita gratidão, com todos os eventos e entregas, o estado é um grande parceiro e em 2026 teremos novos desafios”, afirmou o superintendente da SPU, Thiago Mourão.

Também estavam presentes o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura (Seagri) e presidente da Câmara Intersetorial Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Edvan Azevedo, o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Ronaldo Teles, e o deputado federal Eduardo Veloso.

Joyce Vieira, coordenadora geral da Cozinha Solidária Marielle Franco falou sobre a participação na cozinha. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Acolhimento

Joyce Vieira, coordenadora-geral da Cozinha Solidária Marielle Franco, falou sobre a importância de se ter um espaço específico para o preparo dos alimentos.

“Agradeço todo o nosso corpo de voluntários. Quero começar agradecendo à nossa vice-governadora, assim como o Thiago da SPU. Essa é uma entrega muito importante, porque espaços como esse são fundamentais para que políticas com foco na segurança alimentar funcionem. Essa entrega é muito importante, porque a alimentação vai chegar lá na ponta, para quem mais precisa”, disse.

Ao menos 500 refeições diárias vão ser distribuídas. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Cada refeição preparada no local carrega um significado que vai além do alimento, carrega respeito, cuidado e o reconhecimento da dignidade humana. Wenderson James, é pedreiro e pai de três filhos. Ele mora na Comunidade do Mutambo, para onde as refeições vão ser distribuídas com o suporte do carro cedido pela SEASDH.

“Sou representante da Comunidade Mutambo e foi maravilhoso trazer para a nossa ocupação esse serviço. É gratidão que a gente tem, né? Deus dá força todo dia para a gente vir fazer as comidas, ajudar, porque muita gente, às vezes, não tem um café, um almoço. É de coração, quando a gente distribui e vê o pessoal satisfeito é o que mais agrada. Esse projeto foi uma ação maravilhosa na nossa comunidade. Quem a gente não conseguia ver feliz, hoje em dia a gente vê sorrir”, afirmou.

Cozinha Solidária vai distribuir comidas a pessoas com vulnerabilidade social. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A estrutura da política pública também foi fortalecida com a disponibilização de um veículo para uso institucional da Cozinha Solidária, viabilizado pela SEASDH. De acordo com a vice-governadora, o veículo dará mais agilidade ao transporte de insumos, alimentos, equipes e ao apoio às ações em campo, garantindo maior eficiência, regularidade e dignidade no atendimento à população em situação de rua.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Previsão é de tempo ensolarado e sem chuvas nesta quarta-feira (9) no Acre

Jamile Romano

DPE/AC assina ordem de serviço para construção de unidade em Plácido de Castro

Jamile Romano

Governo abre programação do Mês da Pessoa Idosa com ação na ala geriátrica da Fundhacre

Redacao

Seplan divulga resultados da pesquisa de custo da cesta básica de janeiro em Rio Branco

Raimundo Souza

Acre e Rondônia alinham agenda conjunta para o fortalecimento de parceria econômica

Jamile Romano

Centro de Estudo de Línguas do Acre forma mais de 1200 alunos

Raimundo Souza