33.3 C
Rio Branco
sábado, 7 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Justiça determina fornecimento de água potável a escola em reserva extrativista no Acre

Publicado em 23/12/2025

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) decidiu, por unanimidade, manter a determinação que obriga o poder público a garantir o abastecimento de água potável em uma escola da zona rural ribeirinha de Cruzeiro do Sul, localizada na Reserva Extrativista do Riozinho da Liberdade.

A decisão é resultado de uma Ação Civil Pública que apontou a precariedade das condições de funcionamento da unidade de ensino, onde crianças e adolescentes frequentavam as aulas sem acesso regular à água própria para consumo humano.

Em primeira instância, a Justiça reconheceu a omissão do ente público e determinou a adoção de medidas imediatas para resolver o problema. Inconformado, o poder público recorreu da decisão, alegando limitações orçamentárias para cumprir a determinação judicial.

Ao analisar o recurso, os desembargadores entenderam que o fornecimento de água potável em escolas públicas integra o chamado mínimo existencial e está diretamente relacionado a direitos fundamentais, como saúde e educação. O colegiado destacou ainda que crianças e adolescentes possuem prioridade absoluta, conforme estabelece a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Com isso, a Câmara rejeitou o recurso e confirmou a sentença, determinando a implantação de um sistema completo de captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água potável na escola. Também foi mantida a multa diária de R$ 1 mil, limitada ao prazo máximo de 30 dias, em caso de descumprimento da decisão.

O caso tramita sob o número 0800075-59.2024.8.01.0002.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Gladson Camelí assina ordem de serviço para a construção de 58 pontes nos municípios do Baixo Acre

Marcio Nunes

Judiciário dispensa contratos físicos ou digitais para serviços de telefonia, se houver prova da relação de consumo

Jamile Romano

Com gol de Danilo, Flamengo vence o Palmeiras é tetracampeão da Libertadores

Raimundo Souza

Arlenilson Cunha denuncia grave caso de assédio moral no Iapen

Marcio Nunes

Ministério da Saúde reajusta bolsa do Mais Médicos em 8,4%

Marcio Nunes

Estado inaugura serviço de quimioterapia no Juruá, promovendo um marco na humanização da Saúde no Acre

Raimundo Souza