27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Imunização contra a dengue: No Acre 11 cidades serão contempladas inicialmente

Publicado em 25/01/2024 07:01

O Ministério da Saúde informou que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença.

As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.

Segundo a primeira lista divulgada, no Acre serão 11 cidades contempladas, todas elas na regional Baixo Acre e Purus. São elas: Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Sena Madureira, Plácido de Castro, Manoel Urbano, Porto Acre, Acrelândia, Bujari, Santa Rosa do Purus e Jordão.

A Secretária de Saúde do Acre estabeleceu um plano de ação para o combate à doença e quer prioridade para a vacinação devido ao aumento de 106% nos casos de dengue no ano passado.

Segundo a OMS, serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

 

[Com informações Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Instituto de Pesos e Medidas realiza operação para coibir venda irregular de colchões

Marcio Nunes

Governo realiza avanço histórico com autorização de licitação para 1.542 unidades habitacionais

Marcio Nunes

Com incentivo ao homem do campo, prefeitura fortalece o setor produtivo na capital

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco comemora ação de limpeza realizada durante as 5 noites de carnaval

Jamile Romano

Prefeito de Rio Branco diz que mega concurso público com mais de mil vagas está prestes a ser lançado

Jamile Romano

Prefeitura Divulga Plataforma De Cursos Para Jovens Em Parceria Com O Selo Unicef

Marcio Nunes