27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Governo realiza ações para proteger produção de soja contra a ferrugem asiática

Publicado em 11/12/2023 04:12

O governo do Acre, no compromisso de impulsionar e proteger as produções de soja do estado, está realizando diversas ações, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), como o cadastro de propriedades produtoras e a vigilância constante das áreas para detectar possíveis ocorrências da ferrugem asiática.

A ferrugem asiática é uma doença causada pelo fungo phakopsora pachyrhizi, e preocupa produtores de soja e trigo. O seu principal dano é a desfolha precoce, impedindo a formação completa dos grãos, ocasionando a redução da produtividade. A doença foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2001 e, desde então, devido à facilidade de disseminação do fungo pelo vento, ocorre em praticamente todas as regiões produtoras de soja do país.

Segundo Ligiane Amorim, auditora fiscal estadual do Idaf, no Vale do Juruá a cultura da soja foi implantada com sucesso nas safras de 2023 e 2024, abrangendo uma extensão de 300 hectares de campo e sem registros de infestações por pragas. “Com isso, há uma perspectiva otimista de expansão na área plantada, indicando um potencial significativo para o desenvolvimento e crescimento dessa cultura na região”, enfatiza a auditora.

O compromisso do governo em adotar medidas proativas, como o cadastro minucioso das propriedades e o monitoramento constante, reflete a importância atribuída à proteção das culturas agrícolas do Acre. Estas iniciativas visam não apenas preservar a produção de soja, mas também promover o fortalecimento e a sustentabilidade do setor agropecuário do estado.

[Agência de Noticias do Acre]

Artigos Relacionados

Governador Gladson anuncia antecipação do 13º e pagamento de salários para servidores estaduais

Marcio Nunes

Foliões poderão contribuir em ação solidária levando 1kg de alimento ao show de Neguinho da Beija-Flor

Jamile Romano

Governo e Prefeitura de Plácido de Castro restabelecem tráfego na AC-40

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco lança estratégia de combate a dengue

Jamile Romano

Prefeitura segue com serviços de melhoria e tapa buracos em Rio Branco

Marcio Nunes

No Acre, vendas do comércio varejista ampliado tem variação positiva de 1,5% e fica acima da média nacional

Jamile Romano