29.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 29 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo participa de audiência pública sobre implantação do ECA Digital

Publicado em 13/04/2026

Foto: Yuri Bessa/SEASDH

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), participou, na manhã desta segunda-feira, 13, de audiência pública realizada no plenário da Assembleia Legislativa (Aleac), destinada a discutir a implantação do ECA Digital e os benefícios da ferramenta para a proteção de crianças e adolescentes.

A iniciativa, proposta por meio do Requerimento nº 20/2026, teve como finalidade reunir representantes do poder público, instituições e sociedade civil para debater a modernização dos mecanismos de garantia de direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O ECA Digital é apresentado como instrumento estratégico para o fortalecimento das políticas públicas, ao permitir maior integração entre os órgãos da rede de proteção, além de contribuir para a celeridade no atendimento e no acompanhamento de casos envolvendo crianças e adolescentes.

Durante o encontro, também foi destacada a importância do uso da tecnologia como aliada na promoção e defesa de direitos, favorecendo a eficiência dos serviços, a transparência das ações e o acesso às informações.

A secretária adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos, ressaltou a relevância da audiência para o avanço das políticas públicas no estado. “Esta audiência é essencial para o debate, pois reforça o compromisso do Estado com a proteção integral de crianças e adolescentes”, afirmou.

O presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Hélio Koury, enfatizou a responsabilidade compartilhada na garantia de direitos. “Cabe a todos nós promover ações que assegurem o bem-estar e o cuidado de crianças e adolescentes, fortalecendo continuamente essa rede de proteção”, destacou.

A participação de gestores, especialistas e representantes da sociedade foi considerada fundamental para a construção de estratégias que viabilizem a implementação efetiva da ferramenta no estado.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Confira as agendas dos candidatos a prefeitos de Rio Branco para este sábado, 31

Raimundo Souza

Acre participa de Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil, em Manaus

Raimundo Souza

Pipas com segurança: Prefeitura de Rio Branco realiza ação de conscientização contra o uso de cerol

Marcio Nunes

Bocalom visita ramal do Caipora e destaca investimentos na zona rural de Rio Branco

Marcio Nunes

Governo transfere feriado do Dia do Evangélico para sexta-feira, 26

Jamile Romano

Rio Branco Acre ganhou, na segumda-feira (30), mais um marco na mobilidade urbana com a entrega do complexo do elevado Beth Bocalom, localizado na Avenida Dias Martins

Raimundo Souza