23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de março de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre realiza primeiro encontro do comitê do Orçamento da Criança e Adolescente em 2026

Publicado em 27/03/2026

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou, nesta quinta-feira, 26, a primeira reunião do comitê do Orçamento da Criança e do Adolescente (Ocad) em 2026. O encontro foi realizado na sala de Governança da Seplan, em Rio Branco, e contou com a presença de representantes dos órgãos envolvidos.

Esta foi a primeira reunião do comitê Ocad em 2026, na qual foi realizada a prestação de contas quanto à execução do orçamento em 2025. Foto: Ascom/Seplan

Estiveram presentes na reunião o secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão; o presidente do Instituto Socioeducativo do Acre, Mário César Freitas; a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, bem como representantes das secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e Justiça e Segurança Pública (Sejusp), além da Defensoria Pública do Acre, Ministério Público do Acre e Gabinete da Vice-Governadora do Estado do Acre.

Durante a reunião, foi apresentado do relatório das ações executadas ao longo de 2025. O Orçamento da Criança e do Adolescente utiliza metodologia própria para identificar, no orçamento público estadual, os programas e as ações que impactam diretamente a população infantojuvenil. A ferramenta permite maior transparência na aplicação dos recursos e contribui para o acompanhamento das políticas públicas voltadas a esse público.

Diretora de Planejamento Estratégico e Governança da Seplan, Regiane Oliveira, conduziu a exposição dos dados do Ocad em 2025. Foto: Ascom/Seplan

Ao longo do encontro, foram apresentados os valores executados por cada órgão, bem como os percentuais de execução orçamentária, evidenciando resultados positivos e um alto nível de desempenho em relação ao ano anterior. Em 2025, o Acre alcançou 99,84% de execução do orçamento destinado à infância acreana, demonstrando o compromisso da gestão estadual com a garantia de direitos e a efetividade das políticas públicas.

Durante a reunião, o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, destacou os avanços alcançados ao longo dos últimos anos na consolidação do Ocad. “Consideramos isso um avanço muito grande. Desde o início, o desafio era fazer com que os órgãos entendessem que a execução dos recursos voltados para a criança e o adolescente é prioritária. Hoje, após quatro anos de implementação, saímos muito satisfeitos ao ver que isso está acontecendo e que os resultados estão aparecendo na prática”, afirmou.

Secretário do Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, destacou o avanço positivo na execução do Ocad desde sua criação, reafirmando o compromisso do Estado com a infância acreana. Foto: Ascom/Seplan

Além da prestação de contas, o encontro também serviu como espaço de alinhamento entre os órgãos integrantes do comitê, reforçando a importância da atuação integrada para o planejamento, a execução e o  monitoramento das ações voltadas a crianças e adolescentes. Foram discutidas estratégias para o fortalecimento do Ocad em 2026, com foco na qualificação do gasto público e no aprimoramento dos mecanismos de acompanhamento e avaliação.

O comitê do Ocad desempenha papel fundamental na consolidação de uma gestão orientada por resultados, assegurando que os investimentos destinados à infância e à adolescência sejam aplicados de forma eficiente, transparente e alinhada às prioridades do Estado.

[Agência de notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo avalia andamento das ações do Programa Progestão Acre

Redacao

Com apoio do Estado, setor de logística e transportes do Acre ativa a Cooptransocêanica

Jamile Romano

Segundo plataforma, qualidade do ar é moderada na maioria dos municípios do Acre

Jamile Romano

Chancay: um megaporto de oportunidades para o Acre

Jamile Romano

Nível do Rio Acre apresenta redução e permanece abaixo da cota de alerta em Rio Branco

Raimundo Souza

Segunda remessa de ajuda humanitária do governo chega a Porto Walter

Jamile Romano