27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Governo irá ampliar ações de educação profissionalizante ofertadas pelo Ieptec

Publicado em 03/01/2024 10:01

O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) órgão governamental responsável pelas políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Acre tem a meta de ampliar as ações nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica (Cepts), localizados em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Plácido de Castro. São oito unidades: Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, Cept Roberval Cardoso, Cept Campos Pereira, Cept Usina de Arte João Donato, Centro de Formação e Tecnologia da Floresta (Ceflora), Núcleo de Educação Profissional e Tecnológica (Nept) Tarauacá e Cept João de Deus.

No que diz respeito aos planos para 2024 junto ao Cept Usina de Arte, o Ieptec prevê abertura de vagas em diversos cursos, tanto para os estudantes do ensino médio quanto para cursos livres. “As expectativas são as melhores, com programação de expansão da oferta dos cursos do IFTP [Itinerário de Formação Técnica e Profissional] e abertura de vagas em cursos livres”, disse a coordenadora da Usina de Arte, Simone Pessoa.Por meio da Escola Maria Moreira, o Ieptec pretende continuar investindo e expandindo a oferta de cursos de qualidade no segmento da saúde. “Para 2024, esperamos ofertar formações profissionais para mais pessoas, cursos técnicos e capacitações diversas, atendendo a um número ainda maior de pessoas do nosso estado”, informou a coordenadora Glacimar Alves.Quanto ao Campos Pereira, “as perspectivas para 2024 são as melhores, diante do aprendizado das experiências diárias vivenciadas em 2023, e diante dos novos recursos que estão chegando para o Ieptec, podendo entregar ainda mais qualidade e ampliar a oferta de cursos para a população”, acrescentou a coordenadora, Susie Lamas.“Em 2024, ampliaremos a oferta de cursos que foram bem aceitos pelos educandos e priorizaremos cursos na área de saúde, conforme o interesse dos nossos alunos”, comentou a coordenadora do Ceflora, Raylene Cameli.A Escola de Gastronomia e Hospitalidade vai continuar atendendo a comunidade da Cidade do Povo. “Esperamos que 2024 seja um ano de grandes realizações. Pretendemos ampliar nossas ofertas de cursos técnicos, de qualificação profissional e de vagas em oficinas, atendendo um apelo da nossa comunidade e de outros bairros também”, disse a coordenadora Marineide Diógenes.“A expectativa para o próximo ano é receber as novas turmas do IFTP e dos demais programas, como o Mulheres Mil. Como instituição, esperamos ainda poder continuar contribuindo com o processo de formação técnica aqui em Tarauacá e região”, Francicleia Derze, do Nept Tarauacá.

As formações executadas pelo Cept Roberval Cardoso continuarão em 2024. “O centro pretende continuar com o bom trabalho que vem sendo realizado de forma a fortalecer a gestão, equipe técnica e de apoio administrativo, consolidar os projetos sustentáveis e na área de bioeconomia, além de ampliar os atendimentos aos estudantes do IFTP”, ressaltou o coordenador, Antônio Marques.

O Ieptec também tem muitos planos a serem concretizados por meio do Cept João de Deus em 2024. “Temos perspectivas de oferecer ainda mais cursos não só para os jovens do itinerário formativo, mas também contribuir para que a população em geral possa ser inserida no mercado de trabalho”, ressaltou a coordenadora, Elizete Maia.Em meio a tantas ações realizadas com êxito pelas equipes do Ieptec em 2023, a atual equipe gestora declara estar ainda mais motivada para os desafios que virão em 2024. “Voltar para a educação profissional em 2023, a pedido do presidente Alírio Wanderley para compor a equipe, foi um desafio, mas são os desafios que nos motivam a desenvolver nosso trabalho com mais afinco e determinação”, disse a diretora de ensino, Mara Lima.

“Encerramos o exercício de 2023 com saldos positivos tanto na ampliação de vagas, redução da evasão, centros equipados, professores selecionados e capacitados, quanto na qualidade do ensino e novas parcerias estaduais e federais, incluindo o apoio dos parlamentares”, acrescentou Mara.

Para Alírio Wanderley, o primeiro ano à frente do Ieptec “não tem sido fácil”, mas, em contrapartida, é gratificante . “Com todas as nossas equipes e parceiros, lutamos por uma causa muito importante, que é oferecer uma educação técnica e profissional de qualidade, em que todos possam ter acesso”.

“O ano de 2024 será de muito trabalho, mas também de muitos resultados positivos, pois estamos trabalhando arduamente para isso”, garantiu o gestor.

Artigos Relacionados

Biblioteca Pública Estadual abre programação da semana com filmes, brincadeiras infantis e Feira Nerd

Jamile Romano

Com investimentos e avanços, Governo do Acre celebra 141 anos da capital Rio Branco

Jamile Romano

MPAC denuncia policial civil por abuso de autoridade e lesão corporal

Jamile Romano

Balanço da Polícia Civil mostra resultados significativos no combate ao crime organizado

Marcio Nunes

Secretaria de Obras Públicas avança na ampliação do estacionamento do Hemoacre

Jamile Romano

MPAC emite recomendação sobre apresentação da carteira de vacinação na matrícula infantil

Jamile Romano