23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 24 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre institui comissão organizadora para sediar reunião anual da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores

Atualizada em 03/01/2025 10:13

O governo do Acre se prepara para sediar a 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores (GCF Taske Force). Para dar celeridade ao planejamento e coordenação do evento anual, o governador Gladson Cameli publicou nesta quinta-feira, 2, o Decreto nº 11617, que estabelece a composição da Comissão Organizadora Executiva (COE).

O evento será sediado na capital acreana em maio deste ano e reunirá autoridades governamentais e secretários de Estado, autoridades internacionais, especialistas, pesquisadores e doadores engajados na preservação ambiental e no enfrentamento às mudanças climáticas

Em fevereiro de 2023, em Mérida, no México, o Acre foi escolhido, por votação unânime, para sediar o evento global, em 2025. O evento anual do GCF é realizado anualmente em cidades dos 43 territórios, de 11 países, que fazem parte do GCF TF.

Sobre a Comissão Organizadora Executiva

De acordo com a publicação, a COE para a 15ª Reunião Anual da GCF irá atuar como órgão colegiado auxiliar com a finalidade de planejar, coordenar e executar as ações necessárias à realização do evento, garantindo sua organização e o alcance de seus objetivos.

São competências da COE: elaborar o planejamento estratégico do evento; coordenar as atividades logísticas, protocolares e de comunicação; promover a articulação com entidades públicas, privadas e organizações não governamentais envolvidas no evento; submeter relatórios periódicos de andamento das ações ao governador e exercer outras atividades necessárias à plena execução do evento.

A COE é composta por 14 órgãos e entidades, que irão atuar nos seguintes eixos temáticos: execução, debates técnicos, comunicação e turismo.

A coordenação de cada eixo deve indicar um membro titular e seu suplente para compor o Colegiado e também ficará responsável por orientar e supervisionar os trabalhos, bem como convocar as reuniões.

No eixo de execução, a Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) atua como coordenadora-geral, com o apoio do Gabinete Pessoal do Governador (GABGOV); da Casa Militar (CASMIL); da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) irá atuar como coordenadora no eixo de debates técnicos com o apoio das secretarias de Agricultura (Seagri); de Planejamento (Seplan); dos Povos Indígenas (Sepi); do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC) e de Meio Ambiente do Acre (Imac).

No eixo de comunicação, a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) atua como coordenadora, com o apoio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict).

No de Turismo, a coordenação será conduzida pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), com o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

De acordo com o decreto, os órgãos, entidades e instituições públicas e privadas que não compõem a COE podem encaminhar propostas, por meio de documento dirigido à Coordenação-Geral. Para saber mais, acesse a íntegra da publicação.

 

(Agência de notícias do Acre)

Artigos Relacionados

Receita recebe mais de 10 milhões de declarações do Imposto de Renda

Jamile Romano

Minha Casa, Minha Vida vai atender mais de 10 mil brasileiros

Raimundo Souza

Governo e Acisa sorteiam empreendedores para participar do Carnaval da Família 2025

Jamile Romano

Silvio Martinello recebe homenagem no 2º Prêmio de Comunicação do Acre

Jamile Romano

Produtores vão poder contar com aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Agricultura para aumentar vendas e lucro durante à Expoacre

Raimundo Souza

Governador Gladson anuncia antecipação do 13º e pagamento de salários para servidores estaduais

Marcio Nunes