27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Governo comemora 48% de crescimento na educação profissionalizante ofertada pelo Ieptec

Publicado em 24/12/2023 12:12

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) oferecida pelo governo do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), teve um crescimento de 48% em 2023. O órgão governamental responsável pelas políticas públicas de EPT no estado é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

Entre as realizações do Ieptec em 2023, estão a criação de novos programas e projetos, abertura de processos seletivos, certificações e diplomações, parcerias consolidadas e recursos garantidos, além de avanços em reformas e ampliações de seus centros.

O governo do Estado iniciou 2023 com inovações e mudanças em suas pastas e o Ieptec foi uma delas. O instituto recebeu uma nova equipe gestora, liderada pelo presidente Alírio Wanderley Neto, que assumiu a autarquia na primeira semana de janeiro. “Já nas primeiras visitas aos centros, percebi a grandeza e importância que cada uma dessas escolas têm na formação profissional das pessoas. Um dos pilares do governo Gladson Cameli é a geração de emprego e renda, e esse é o propósito do Ieptec”, disse o gestor.

empregabilidade; garantiu 167 vagas no programa de Bioeconomia, com o objetivo de fortalecer, conservar os recursos naturais e minimizar os efeitos causados pelas mudanças climáticas; mais 792 vagas foram pactuadas no Programa Mulheres Mil, que vai atender o público feminino que vive em situação de vulnerabilidade social; e pactuou com a Setec/MEC mais 3.311 vagas em diferentes cursos.

Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP)

O Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) faz parte do Novo Ensino Médio e é um programa de reformulação do sistema educacional brasileiro. No Acre, o Ieptec atua no IFTP em parceria com a SEE, na oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional de diferentes trilhas, como saúde, produção cultural, logística, construção civil, paisagismo, veterinária e rádio e televisão.

Em 2023, o IFTP executado pelo Ieptec abrangeu 44 escolas da rede pública estadual de ensino em 18 municípios acreanos, com a oferta de 12 cursos de qualificação profissional e 12 cursos técnicos.

Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP)

O Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) faz parte do Novo Ensino Médio e é um programa de reformulação do sistema educacional brasileiro. No Acre, o Ieptec atua no IFTP em parceria com a SEE, na oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional de diferentes trilhas, como saúde, produção cultural, logística, construção civil, paisagismo, veterinária e rádio e televisão.

Em 2023, o IFTP executado pelo Ieptec abrangeu 44 escolas da rede pública estadual de ensino em 18 municípios acreanos, com a oferta de 12 cursos de qualificação profissional e 12 cursos técnicos.

“O Ieptec foi bastante aceito pelos alunos, que compraram a nossa ideia. Temos hoje oito centros preparados com instrumentos e profissionais para atender essa clientela”, disse a coordenadora-geral do IFTP, Lucélia Frota.

Uma das instituições atendidas com cursos do IFTP executados pelo Ieptec é a Escola Argentina Pereira Feitosa, em Capixaba. “Nosso município é muito carente de cursos e esta é uma grande oportunidade para os jovens. Só temos a agradecer a SEE e ao Ieptec”, observou o diretor, Afonso Barros. A aluna do 2º ano Vitória Souza garantiu sua vaga no Curso Técnico em Veterinária: “Me identifiquei bastante e quero me qualificar, porque já me vejo atuando no mercado de trabalho”.

Em dezembro, a equipe do IFTP iniciou o processo de escuta ativa para o ano letivo de 2024. Até o momento, estão confirmadas 79 turmas e 2.542 estudantes inscritos. O Ieptec ampliou não somente o número de vagas para o público estudantil, como também acrescentou novos cursos ao seu catálogo, como capacitações nas áreas de multimídia, edificações e gastronomia.

Pós-graduação DocentEPT

O governo do Acre, por meio do Ieptec, tem dado total suporte à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), na execução do curso de Pós-graduação Latu Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), sendo o Ieptec a instituição de ensino pioneira na oferta do curso no estado.

O curso gratuito contempla pessoas com curso superior completo, que tenham interesse em se capacitar em EPT. A pós-graduação já formou 218 profissionais no estado, e muitos deles já atuam na EPT, inclusive como profissionais do Ieptec. Foram entregues 108 diplomas na especialização somente em 2023, para formandos de Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul.

“A partir do curso, podemos conhecer e utilizar equipamentos e ferramentas tecnológicas no nosso cotidiano com os nossos alunos”, acrescentou Naiara Fernandes, recém-formada e assessora pedagógica do Ceflora, unidade do Ieptec em Cruzeiro do Sul.

Cept Gastronomia e Hospitalidade

Este foi um ano de muito trabalho para as equipes dos centros da rede Ieptec, entre eles a Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, localizada na Cidade do Povo, em Rio Branco. A unidade iniciou o ano letivo com turmas abertas nos cursos técnicos em gastronomia, confeitaria, panificação e hospedagem, todas do IFTP.

Entre os cursos de qualificação profissional, a escola ministrou curso de Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem. “A Cidade do Povo é um bairro carente, nem todos têm condições de pagar um curso e aqui na escola nos oferecem gratuitamente. Fiquei muito feliz com essa oportunidade”, comemorou a aluna Daniele Silva.

Ainda no primeiro semestre de 2023, a escola ofertou uma oficina culinária para merendeiras de escolas militares de Rio Branco, com oito cozinheiras capacitadas. Além disso, foram qualificadas 15 mulheres em uma oficina de doces e salgados, em Plácido de Castro.

Em julho, o governo do Estado realizou a 1ª Feira de Gastronomia da Cidade do Povo. Com o tema Arraial, 40 estudantes da escola prepararam pratos típicos, que foram vendidos em barracas organizadas no pátio da unidade. O valor arrecadado foi destinado à organização das formaturas das turmas envolvidas.

(Agência de Notícias do Acre)

Artigos Relacionados

MP do Acre consegue interditar atividades em creche por maus-tratos

Jamile Romano

“Vou cuidar da família” , diz Eduardo Veloso ao justificar seu afastamento da câmara federal

Marcio Nunes

Prefeitura duplicação da via que liga bairro da Floresta ao Floresta Sul

Marcio Nunes

Ministério das Comunicações libera a ampliação do sinal de Tv Digital Rio Branco

O Rio Branco

Mostra culinária do Acre encanta participantes do Salão Nacional do Turismo

Marcio Nunes

Bocalom lança programa para acompanhar obras e evitar desvios públicos 

Marcio Nunes