24.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 21 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governador Gladson Cameli dispensa servidores com mais de 60 anos e cancela desfile de 7 de setembro

Atualizada em 04/09/2024 09:30

Em resposta à seca extrema, o governador Gladson Cameli (PP) anunciou em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 3, no Parque de Exposições Wildy Viana, uma série de medidas emergenciais que o estado tomou.

O governo afirma que para combater os ilícitos ambientais, especialmente queimadas e desmatamento ilegal, o estado irá intensificar a fiscalização, policiamento, monitoramento e aplicação de medidas administrativas. As medidas incluem a integração dos sistemas de segurança e ambiental para combater o desmatamento e as queimadas ilegais; aumentar as campanhas educativas sobre queimadas, período de seca e seus riscos para o meio ambiente e a saúde; solicitar apoio dos entes federais, poderes e municípios para orientação sobre os efeitos ambientais e de saúde causados pela seca; e coordenar ações com vários setores do Estado Além disso, de acordo com a Portaria no 123/2024 do IMAC

Para reduzir a exposição à poluição do ar, o governo recomenda que a população evite atividades físicas ao ar livre e mantenha portas e janelas fechadas. As equipes de saúde nas UPAs e postos de saúde terão mais trabalho, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão até as 22h, e o Hospital da Criança terá 10 leitos. A campanha de prevenção será intensificada e as pessoas serão instruídas a usar máscaras. Além disso, haverá reforço na hidratação, incluindo o uso de umidificadores, toalhas molhadas e bacias de água. Os planos de contingência estaduais e municipais também serão aplicados. Os idosos, as crianças menores de cinco anos e as pessoas com doenças crônicas devem receber maior atenção às medidas preventivas e, ao apresentarem sinais e sintomas relacionados à exposição à fumaça devem buscar atendimento médico o mais rápido possível”, orientou o governo.

As escolas estaduais não permitem atividades físicas. Além disso, haverá reposição de conteúdo após a liberação dos alunos com comorbidades e melhorias nas medidas de hidratação no ambiente escolar. As aulas podem ser suspensas se a situação piorar.

Além disso, o governo anunciou a criação de um Gabinete de Crise por meio de um decreto, o cancelamento do desfile de 7 de setembro e a distribuição diária de um boletim de monitoramento da qualidade do ar. A gestão deverá emitir um decreto autorizando os servidores acima dos 60 anos a trabalhar remotamente (HOME OFICE).

Artigos Relacionados

Brasil condena prisões, ameaças e perseguições na Venezuela

Raimundo Souza

Nota pública sobre os impactos das chuvas na sede do TFD e no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá

Raimundo Souza

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (7)

Raimundo Souza

Ifac lança edital para intercâmbio de um ano nos Estados Unidos; veja regras

Jamile Romano

Pelo sétimo mês consecutivo, Acre tem saldo positivo na geração de emprego e acumula mais de 6,1 mil novos postos no ano

Raimundo Souza

Juros do rotativo passam a ser limitados a 100% da dívida

Jamile Romano