27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
ColunistasPanorama Político

Governador Gladson Cameli avalia 2023 de forma positiva e afirma que 2024 será melhor

Publicado em 08/01/2024 10:01

Governador Cameli (PP) declarou que2023 foi um ano positivo, mas começou 2024 com o pé direito e otimista pelas ações que serão desenvolvidas pelo governo. Cameli disse ainda que a medida apresentada, nesta sexta-feira, 05, que cria o Conselho Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, uma medida pioneira para o estado do Acre. Disse ainda que o conselho vai elevar e projetar o Acre em nível nacional.
“Iniciamos o ano e eu estou bastante otimista e grato. O Acre tem pensado alto. Nós não podemos achar que tem estado melhor que o nosso. Eu sempre gostei e gosto de desafios”, disse. E acrescentou: “Com a ajuda da bancada federal, da Aleac e de todas as instituições, o governo irá vencer e preparar o presente para o futuro das nossas crianças, as autoridades”.
Segundo o governador, o Acre precisa se adaptar à realidade do momento em relação à tecnologia e garantir o protagonismo no assunto. “Nós temos que estar sempre atualizados com o mundo, para que a gente possa ser protagonista em todas as pautas que tratam sobre geração de emprego, desenvolvimento e diminuir a burocracia”, disse.
O governador deu carta branca ao secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), engenheiro eletricista Assurbanipal Mesquita. O secretário lembrou que recentemente, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou a Lei Estadual de Inovação Tecnológica e que o Governo do Acre reestruturou a Federação de Pesquisa do Acre (Fapac), presidido pelo ex-deputado e comunista arrependido, professor Moisés Diniz.
Claro que estamos a falar de um conceito econômico que vai alavancar novos negócios inovadores para o Acre. O Conselho é um grupo de pessoas com mentalidade e conhecimento para construir e dar sequência nas agendas voltadas ao crescimento da ciência e da inovação.
Limpeza geral
Segundo informações, o prefeito Tião Bocalom vai fazer uma limpeza geral nos cargos comissionados que estão a promover campanha contra sua reeleição. Em várias secretarias, como a de Educação, por exemplo, muitos detentores de cargos comissionados defendem outras candidaturas.
Alinhamento
Governo do Acre também fará praticamente o mesmo. Quem não estiver disposto a apoiar o projeto do doutor Alysson Bestene, pré-candidato do PP à Prefeitura de Rio Branco vai ter que deixar os cargos. Claro que no governo existem muito mais petistas-esquerdistas, mas eles também estão a ocupar cargos estratégicos na prefeitura. Vão rodar!
Mãos à obra
Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), esteve novamente visitando a obra do elevado na Estrada Dias Martins, antes das 6 da manhã. Diferente da vez anterior, Bocalom comemorou encontrar o secretário de infraestrutura da capital, Cid Ferreira, e funcionários da empresa contratada já trabalhando.
Madrugaram
“Está aberto aqui hoje, não tive que abrir a obra e já tem barulho de gente trabalhando. Olha ali o secretário. É isso mesmo, levantar cedo para o trabalho”, afirmou Bocalom. O prefeito costuma acordar por voltas das 4h da madrugada. Segundo ele, quem amanhece dormindo perde muito tempo.
Cobrança
Em vídeo nas redes sociais, o prefeito reclamou do secretário, por não ter cumprido com o horário que havia sido acordado. “Eu mesmo tive que abrir a porta, combinei que 6 horas da manhã era para tá todo mundo aqui, mas ninguém chegou”, disse. O prefeito cobrou pontualidade ao secretário e ao responsável pela empresa.
Edital lançado
Por meio da Secretaria de Habitação e Urbanismo (Sehurb), o governo do Acre, lançou edital para a contratação de empresas voltadas à construção de até 1.516 unidades habitacionais distribuídas em Rio Branco e Xapuri. As construtoras interessadas devem efetuar a inscrição até às 16h30 do dia 17 de janeiro, no Departamento de Licitações e Contratos da Sehurb, em Rio Branco.
Qualificação
O edital tem como objetivo a pré-qualificação de empresas da construção civil com capacidade técnica e operacional. Ao mesmo tempo que combate o grande déficit habitacional, o governo vai fortalecer o mercado da construção civil e o comércio local, além de aquecer a nossa economia, com geração de empregos na capital e interior.
Casas e apartamentos
Governo vai construir mil casas na, na Cidade do Povo, e 416 apartamentos no bairro Irineu Serra. Em Xapuri, no Alto Acre, serão construídas 100 casas populares. As residências terão uma padronização de 40 m² de área, enquanto os apartamentos serão de 41,5 m².
Comprometimento
A iniciativa destaca o comprometimento do governo do Estado em promover o acesso à moradia digna e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. O edital e seus anexos estão disponíveis para consulta no site oficial da Sehurb (sehurb.ac.gov.br) ou podem ser solicitados via e-mail: sehurb.licitacoes@gmail.com.
Já colou
Vejo alguns colegas analistas, colunistas, blogueiros afirmando “o moto ensaiado de que o candidato do MDB à Prefeitura e Rio Branco, Marcus Alexandre, representa o PT não vai colar”. De farto, não vi colar, já colou. Marcus não representa o PT, e ele é o PT, e o candidato da esquerda. E não tem como negar.
Lene na base
Vereadora Lene Petecão (PSD) continua na base de apoio do prefeito Tião Bocalom (PP). Pelo visto, o senador Sérgio Petecão, presidente regional do PSD, não consegue convencer nem a irmã a deixar de apoiar a reeleição do prefeito Tião Bocalom (PP).
Pode ser Maximo
Sem poder disputar a reeleição, pois já está no segundo mandato, o prefeito de Poeto Acre, Bené damasceno (PP) pretendia apoiar o professor Sergio Baquer, mas este já disse que não pretende entrar na parada. Por isso, quem ganha força é o ex-presidente da câmara e atual secretário de Administração, vereador Maximo da Quadrangular (PP). Ele é leal, experiente e comprometido com o projeto.

Artigos Relacionados

Que sejam felizes

Narciso Mendes

O Dr. Jenilson Leite parece ter perdido o bonde e hoje já não desponta entre os preceituáveis

Marcio Nunes

Os partidos do Centrão ganharam duas vice-presidências do Banco do Brasil

Jamile Romano

Foi terrorismo, sim

Narciso Mendes

Planejamento estratégico do governo vai fortalecer indústria, comércio, ciência e tecnologia

Jamile Romano

A Justiça vem fechando o cerco contra órgãos e empresa

Leandro Mazzine