27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Governador Gladson Cameli apresenta oportunidades de negócios para o Acre em evento empresarial na China

Publicado em 10/01/2024 07:01

O governador do Acre, Gladson Cameli, embarcou rumo ao Brazil China Meeting, um evento estratégico que acontece nas cidades de Hong Kong e Shenzhen. A presença de Cameli destaca não apenas o papel do Acre, mas também a importância do Brasil na cena econômica global, especialmente nas crescentes interações com a China, segundo maior parceiro comercial do Brasil.

O evento está sendo realizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e os jornais Valor Econômico e O Globo com as principais lideranças e investidores do Brasil e da China. Trata-se de um amplo debate entre os dois países e visitas às principais empresas de tecnologia do mundo.

A escolha do Acre como representante brasileiro não é casual. Dados recentes apontam o estado entre os cinco com maior crescimento percentual de exportações para a China. A participação do governador busca consolidar laços já estabelecidos e explorar novas oportunidades promissoras.

 

Entre os motivos do convite ao Acre para sua participação está a expansão exponencial nas exportações do Brasil para a China, com projeções que indicam um notável crescimento de 76% nas exportações até 2030. O Acre, com seu potencial de expansão, almeja desempenhar um papel significativo nesse cenário, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.

 

Além disso, a Região Norte, da qual o Acre faz parte, é apontada como a de maior potencial de crescimento, projetando um aumento de 125,8% nas exportações nos próximos cinco anos. Essa perspectiva eleva o Acre à possibilidade de um protagonismo nas relações comerciais com a China. Um exemplo vem do fato de o país asiático ser o maior consumidor mundial de carne suína. O Acre, com um expressivo aumento nas exportações desse produto, busca explorar as oportunidades robustas nesse setor estratégico.

A presença do governador Gladson Cameli reforça a importância do corredor rodoviário, conectando a produção brasileira aos portos do Pacífico. Essa infraestrutura é vital para facilitar o comércio entre os dois países, impulsionando as exportações. E já situado entre os estados de maior crescimento percentual nas exportações para a China, o Acre visualiza novas possibilidades, principalmente nos setores de madeira bruta, produtos de madeira e couros.

Programação do evento

O Brazil China Meeting realiza umas programação abrangente, explorando tópicos cruciais para o fortalecimento das relações econômicas entre Brasil e China. A seguir, alguns dos painéis e eventos:

– Agronegócio: Kátia Abreu, ex-ministra da Agricultura e Pecuária, liderará a discussão sobre “O Brasil ampliando suas exportações para a China”, revelando oportunidades no setor agrícola.

– Mineração e Commodities: Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale, guiará as conversas sobre “O Brasil ampliando suas exportações para a China”, explorando o potencial do setor mineral.

– Tecnologia: Yang Jingnang, presidente executivo do Grupo AVIC BJ, liderará o painel sobre “A China ampliando seus investimentos no Brasil”, expondo oportunidades na indústria tecnológica.

– Indústria Automobilística e Autopeças: Stella Li, CEO da BYD Américas, discutirá “A China gerando novos negócios e indústrias no Brasil”, explorando parcerias no setor automotivo.

Fundado no Brasil em 2003, o Grupo de Líderes Empresariais (Lide) é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. Presente em cinco continentes e com mais de duas dezenas de frentes de atuação, o grupo conta com unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.

Acompanham o governador Gladson Cameli na comitiva do evento, o chefe de gabinete da Casa Civil, Mario Neto Rodrigues; a chefe de gabinete do governador, Silvânia Pinheiro; o ajudante de ordem Bairo Guedes; e a equipe de comunicação formada pelos profissionais Samuel Bryan, Diego Gurgel, Emilly Souza e Alefson Domingos.

Artigos Relacionados

Tacacá, chips de banana e comidas típicas movimentam Economia Solidária no Carnaval da Família

Jamile Romano

Educação anuncia prazos de matrículas e rematrículas na rede pública estadual do Acre para 2024

Jamile Romano

Turismo estrangeiro se recupera e altas taxas de ocupação em voos e hotéis mostram aquecimento

Marcio Nunes

Conheça os números emergenciais das forças de segurança

Jamile Romano

Acre cria selo para reconhecer empresas que incentivam a doação de sangue

Jamile Romano

Último GovCast do ano destaca programação do Réveillon da Família em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Jamile Romano