23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 24 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governador Gladson Cameli apresenta oportunidades de negócios para o Acre em evento empresarial na China

Atualizada em 10/01/2024 19:04

O governador do Acre, Gladson Cameli, embarcou rumo ao Brazil China Meeting, um evento estratégico que acontece nas cidades de Hong Kong e Shenzhen. A presença de Cameli destaca não apenas o papel do Acre, mas também a importância do Brasil na cena econômica global, especialmente nas crescentes interações com a China, segundo maior parceiro comercial do Brasil.

O evento está sendo realizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e os jornais Valor Econômico e O Globo com as principais lideranças e investidores do Brasil e da China. Trata-se de um amplo debate entre os dois países e visitas às principais empresas de tecnologia do mundo.

A escolha do Acre como representante brasileiro não é casual. Dados recentes apontam o estado entre os cinco com maior crescimento percentual de exportações para a China. A participação do governador busca consolidar laços já estabelecidos e explorar novas oportunidades promissoras.

 

Entre os motivos do convite ao Acre para sua participação está a expansão exponencial nas exportações do Brasil para a China, com projeções que indicam um notável crescimento de 76% nas exportações até 2030. O Acre, com seu potencial de expansão, almeja desempenhar um papel significativo nesse cenário, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.

 

Além disso, a Região Norte, da qual o Acre faz parte, é apontada como a de maior potencial de crescimento, projetando um aumento de 125,8% nas exportações nos próximos cinco anos. Essa perspectiva eleva o Acre à possibilidade de um protagonismo nas relações comerciais com a China. Um exemplo vem do fato de o país asiático ser o maior consumidor mundial de carne suína. O Acre, com um expressivo aumento nas exportações desse produto, busca explorar as oportunidades robustas nesse setor estratégico.

A presença do governador Gladson Cameli reforça a importância do corredor rodoviário, conectando a produção brasileira aos portos do Pacífico. Essa infraestrutura é vital para facilitar o comércio entre os dois países, impulsionando as exportações. E já situado entre os estados de maior crescimento percentual nas exportações para a China, o Acre visualiza novas possibilidades, principalmente nos setores de madeira bruta, produtos de madeira e couros.

Programação do evento

O Brazil China Meeting realiza umas programação abrangente, explorando tópicos cruciais para o fortalecimento das relações econômicas entre Brasil e China. A seguir, alguns dos painéis e eventos:

– Agronegócio: Kátia Abreu, ex-ministra da Agricultura e Pecuária, liderará a discussão sobre “O Brasil ampliando suas exportações para a China”, revelando oportunidades no setor agrícola.

– Mineração e Commodities: Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale, guiará as conversas sobre “O Brasil ampliando suas exportações para a China”, explorando o potencial do setor mineral.

– Tecnologia: Yang Jingnang, presidente executivo do Grupo AVIC BJ, liderará o painel sobre “A China ampliando seus investimentos no Brasil”, expondo oportunidades na indústria tecnológica.

– Indústria Automobilística e Autopeças: Stella Li, CEO da BYD Américas, discutirá “A China gerando novos negócios e indústrias no Brasil”, explorando parcerias no setor automotivo.

Fundado no Brasil em 2003, o Grupo de Líderes Empresariais (Lide) é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. Presente em cinco continentes e com mais de duas dezenas de frentes de atuação, o grupo conta com unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.

Acompanham o governador Gladson Cameli na comitiva do evento, o chefe de gabinete da Casa Civil, Mario Neto Rodrigues; a chefe de gabinete do governador, Silvânia Pinheiro; o ajudante de ordem Bairo Guedes; e a equipe de comunicação formada pelos profissionais Samuel Bryan, Diego Gurgel, Emilly Souza e Alefson Domingos.

Artigos Relacionados

Polícia Civil realiza atendimento domiciliar para emissão de documentos a pessoa com autismo grave no período noturno

Raimundo Souza

Governo entrega parque público em Mâncio Lima durante comemoração do aniversário de 47 anos da cidade

Raimundo Souza

Filé, pistache e salmão: Jarude expõe cardápio em que Casa Civil pode gastar mais de meio milhão de reais

Jamile Romano

Defensoria Pública do Acre lança Cartilha de Direitos das Pessoas com Autismo

Jamile Romano

Sefaz divulga programação do Seminário Qualidade de Vida no Trabalho

Marcio Nunes

Concessionária de energia vai pagar compensação financeira a comunidade indígena por linha de transmissão instalada no Acre

Jamile Romano